Pular para o conteúdo
Transparência

Sindicato vai à Justiça para IFMS pagar auxílio até aos servidores que usam carro

A Justiça Federal de Campo Grande aceitou tramitação de ação civil pública ajuizada por sindicato de servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) que tentam obrigar judicialmente que o instituto pague auxílio transporte para todos os servidores, mesmo aqueles que não usam o transporte público. O pedido do Sinasefe-MS (Sindicato Nacional dos […]
Arquivo -
Servidores tentam garantir auxílio transporte para todos (Foto: Arquivo
Servidores tentam garantir auxílio transporte para todos (Foto: Arquivo

A Justiça Federal de aceitou tramitação de ação civil pública ajuizada por sindicato de servidores do (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) que tentam obrigar judicialmente que o instituto pague para todos os servidores, mesmo aqueles que não usam o transporte público.

O pedido do Sinasefe-MS (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional) foi feito em abril deste ano e nesta segunda-feira (16), conforme publicado no Diário Oficial da Justiça Federal, o juiz Renato Toniasso, da 1ª Vara Federal de Campo Grande, autorizou a tramitação da ação civil pública.

Antes de ingressar com a ação, o sindicato que representa os servidores tentou negociações administrativas com o IFMS para pagamento do auxílio transporte a todos servidores. Em nota divulgada em agosto do ano passado, o Sinasefe-MS informava aos filiados que se não houvesse sucesso nas solicitações administrativas, ingressaria com ação judicial.

No pedido, o sindicato afirma que há jurisprudência do STJ (Superior Tribunal de Justiça) em razão de decisão de 2016 que reconheceu pagamento de auxílio transporte para servidores públicos independente do meio que ele utilize para se deslocar de casa ao trabalho. A decisão tinha como base a Medida Provisória 2.165-36/2001

“O auxílio-transporte tem por finalidade o custeio de despesas realizadas pelos servidores públicos com transporte, mediante veículo próprio ou coletivo municipal, intermunicipal ou interestadual, relativas aos deslocamentos entre a residência e o local de trabalho e vice-versa”, dizia a decisão do STJ.

Em fevereiro de 2016, a Justiça Federal de concedeu pedido semelhante ao Instituto Federal daquele estado. Com isso, servidores que utilizam carro ou moto para ir ao trabalho também recebem auxílio transporte, desde que comprovem os gastos com combustível.

Na ação civil pública ajuizada em março, o Sinasefe-MS afirmou que o IFMS, diferente de outros órgãos públicos, nega “a possibilidade de recebimento do auxílio-transporte em casos de utilização de veículo próprio”. O auxílio, segundo o sindicato, só é pago a servidores que comprovem despesas com mediante apresentação de recibos.

No pedido, o sindicato solicitava que a Justiça concedesse antecipação de tutela, ou seja, julgasse em caráter liminar decisão para que o IFMS já iniciasse o pagamento do auxílio. O juiz Renato Toniasso, porém, negou o pedido antecipado e irá julgar o mérito da ação.

O Jornal Midiamax entrou em contato com a assessoria de imprensa do IFMS para posicionamento do instituto em relação à ação e aguarda retorno.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na Afonso Pena, manifestantes pedem taxação dos super-ricos e fim da jornada 6×1

Convivência entre Volnei e fazendeiro no distrito de Itahum era marcada por desavenças

‘Bolsonaro ´é o único afetado’, diz Dagoberto sobre tarifaço de 50% de Trump

Boneca Barbie ganha primeira versão com diabetes tipo 1

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro ‘toma dores’ do filho e mata vizinho de cerca em Dourados

mascarado-a-viagem-mato-grosso-do-sul-atuou-incorporado.jpg

Mascarado de ‘A Viagem’ leva vida discreta em Mato Grosso do Sul e diz que atuou incorporado: ‘Não lembro’

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

Eduardo Bolsonaro posta agradecimento de 50% de Donald Trump

Últimas Notícias

Polícia

Operação conjunta apreende mais de R$ 26 milhões em mercadorias e veículos ilegais

Os veículos eram utilizados por organizações criminosas especializadas em contrabando e tráfico

Política

‘Lula optou pelo confronto’, diz Coronel David sobre tarifa de 50% de Trump

Deputado disse que os brasileiros sofrem com políticas equivocadas de um governo que coloca a ideologia acima do interesse nacional

Loterias

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai para R$ 38 milhões

As apostas podem ser feitas até as 19h de sábado

Política

‘É preciso separar questão política de consequência econômica’, diz Nelsinho sobre tarifaço de 50%

O senador diz que o caminho é defender os interesses do Brasil acima de disputas ideológicas ou partidárias