A idosa de 88 anos que havia sido imobilizada em uma maca da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário foi transferida para o Hospital do Pênfigo, conforme informou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) nesta quarta-feira (1°).

Familiares relataram que a idosa estava em uma área da unidade de saúde onde não era permitida a presença de acompanhantes. “Ela fica sozinha, pois não é permitido que alguém fique com ela. Ela fica sem tomar água, sem tomar banho. A UPA está lotada, com eles alegando que não há vagas e essa vaga nunca se abre. Não sabemos como ela está, ela precisa de companhia”, disse a filha, Tânia Gomes.

De acordo com a Sesau, a idosa não sofreu lesões causadas pelo material com o qual foi imobilizada. “Cabe ressaltar que ela está recebendo toda a assistência possível na unidade, sendo medicada e acompanhada pela equipe médica e de enfermagem. A imobilização é necessária para garantir a integridade da própria paciente. Importante esclarecer que o procedimento segue os protocolos vigentes e não oferece nenhum risco à paciente, sendo utilizado um material próprio de menor potencial abrasivo”, comunicou a pasta enquanto aguardava a regulação.