Justiça abre processo sigiloso da Lama Asfáltica para Controladoria-Geral do Estado
A Justiça Federal de Mato Grosso do Sul autorizou o compartilhamento de quatro ações decorrentes da Operação Lama Asfáltica, sendo uma delas sigilosa, com a Controladoria-Geral do Estado, segundo despacho publicado nesta segunda-feira (21) no diário do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). Além dos processos, um Relatório de Materiais Apreendidos da Polícia Federal […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Justiça Federal de Mato Grosso do Sul autorizou o compartilhamento de quatro ações decorrentes da Operação Lama Asfáltica, sendo uma delas sigilosa, com a Controladoria-Geral do Estado, segundo despacho publicado nesta segunda-feira (21) no diário do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). Além dos processos, um Relatório de Materiais Apreendidos da Polícia Federal também foi compartilhado.
A Controladoria fez o requerimento justificando o pedido para instrução de processo administrativo disciplinar a ser
instaurado para apurar, na seara administrativa, eventual responsabilidade de pessoas jurídicas por ato lesivo à Administração Pública ou de servidores públicos estaduais.
As ações 0002316-76.2018.403.6000 e 0002305-47.2018.403.6000, que tratam de busca e apreensão criminal e ação penal de lavagem de dinheiro têm como réus André Luiz Cance, João Roberto Baird, Antônio Celso Cortez, Romilton Rodrigues de Oliveira e Andre Joliace Araujo. A ação 0003515-70.2017.403.6000, de pedido de quebra de sigilo telefônico, não informa o nome dos réus. A ação 0003514-85.2017.403.6000 está sob sigilo.
O acesso aos autos foi concedido pela 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande à pessoa do Controlador-Geral Carlos Eduardo Girão de Arruda.
Ressarcimentos
Em fevereiro, o governo do Estado informou ter identificado irregularidades em obras de manutenção de dez rodovias de Mato Grosso do Sul após a deflagração da Operação Lama Asfáltica e apuração em cinco processos administrativos, além de uma sindicância, da participação de servidores públicos.
O Conselho de Governança do Estado teria encontrado ‘evidências de irregularidades’ nas MS-040, MS-171, MS-184, MS-228, MS-112, MS-180, MS-320, MS-270, MS-444 e MS-473, e também em serviços de manutenção de vias pavimentadas e não pavimentadas.
Ainda neste ano, a Rede Controle divulgou que somente 18,3% dos casos de corrupção detectados e apurados entre os anos de 2016 e 2017 receberam punição em Mato Grosso do Sul. Os dados são de auditoria operacional feita pela Rede.. O estudo indicou também a incidência de mais de quatro casos de corrupção por dia nas organizações públicas do Estado.
Conforme o levantamento, mesmo nos casos em que a administração pública detectou as irregularidades, seja por denúncia ou dentro do sistema de controle, o tempo para finalizar os processos de investigação foi extenso e os mecanismos de correção apresentaram baixo percentual de punição.
Ao todo, foram 1.706 procedimentos instaurados nas esferas federal, estadual e municipal em Mato Grosso do Sul. Do total, somente 313 resultaram em algum tipo de punição, seja ela advertência, suspensão, demissão do cargo efetivo ou multa. O levantamento considerou procedimentos administrativos disciplinares, ritos sumários e sindicâncias – sendo 351 oriundos de órgãos federais, 211 estaduais e 1.144 de diversos municípios.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.