Pular para o conteúdo
Transparência

Após vazamento, OAB recomenda afastamento de Moro e procurador

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) divulgou, no final da tarde desta segunda-feira (10), nota recomendando o afastamento do ministro Sérgio Moro e do procurador Deltan Dallagnol após vazamento de conversas que apontam ambos combinando estratégias de atuação na Operação Lava Jato, na época em que Moro atuava como juiz. Por deliberação unânime do […]
Arquivo -
Entidade divulgou nota sobre vazamento de conversas entre juiz e promotor. Foto. Divulgação OAB
Entidade divulgou nota sobre vazamento de conversas entre juiz e promotor. Foto. Divulgação OAB

A OAB (Ordem dos Advogados do ) divulgou, no final da tarde desta segunda-feira (10), nota recomendando o afastamento do ministro Sérgio Moro e do procurador Deltan Dallagnol após vazamento de conversas que apontam ambos combinando estratégias de atuação na Operação Lava Jato, na época em que Moro atuava como juiz.

Por deliberação unânime do Conselho Federal e do Colégio de Presidentes de Seccionais, a entidade apontou que a íntegra dos documentos divulgados pelo site The Intercept deve ser analisada por meio de devido processo legal.

A OAB destacou a necessidade de investigação plena, imparcial e isenta e, por isso, recomendou aos envolvidos que peçam afastamento de seus cargos para que o trabalho seja feito sem qualquer suspeita.

A entidade ressaltou ainda que sempre defendeu a independência e imparcialidade do Judiciário, assim como a liberdade de imprensa e sua prerrogativa de resguardar o sigilo da fonte, ambos “como forma de garantir a solidez dos pilares democráticos da República”.

Confira a íntegra da nota divulgada pela entidade:

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Colégio de Presidentes de Seccionais, por deliberação unânime, manifestam perplexidade e preocupação com os fatos recentemente noticiados pela mídia, envolvendo procuradores da república e um ex-magistrado, tanto pelo fato de autoridades públicas supostamente terem sido “hackeadas”, com grave risco à segurança institucional, quanto pelo conteúdo das conversas veiculadas, que ameaçam caros alicerces do Estado Democrático de Direito.

É preciso, antes de tudo, prudência. A íntegra dos documentos deve ser analisada para que, somente após o devido processo legal – com todo o plexo de direitos fundamentais que lhe é inerente –, seja formado juízo definitivo de valor.

Não se pode desconsiderar, contudo, a gravidade dos fatos, o que demanda investigação plena, imparcial e isenta, na medida em que estes envolvem membros do Ministério Público Federal, ex-membro do Poder Judiciário e a possível relação de promiscuidade na condução de ações penais no âmbito da operação lava-jato. Este quadro recomenda que os envolvidos peçam afastamento dos cargos públicos que ocupam, especialmente para que as investigações corram sem qualquer suspeita.

A independência e imparcialidade do Poder Judiciário sempre foram valores defendidos e perseguidos por esta instituição, que, de igual modo, zela pela liberdade de imprensa e sua prerrogativa Constitucional de sigilo da fonte, tudo como forma de garantir a solidez dos pilares democráticos da República.

A Ordem dos Advogados do Brasil, que tem em seu histórico a defesa da Constituição, da ordem jurídica do Estado Democrático e do regular funcionamento das instituições, não se furtará em tomar todas as medidas cabíveis para o regular esclarecimento dos fatos, especialmente junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), Procuradoria-Geral da República (PGR), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reafirmando, por fim, sua confiança nas instituições públicas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MPMS abre inquérito após prefeitura de Jaraguari ignorar ofícios sobre danos ambientais

Câmara do Rio aprova projeto de lei que cria o ‘Dia da Cegonha Reborn’

Bataguassu licita obra de creche do Proinfância que poderá receber até 188 alunos por turno (FNDE, Divulgação)

Com licitação prevista para este mês, creche em Bataguassu custará até R$ 5,6 milhões

Dia das Mães: Busca por presentes de última hora movimenta o centro de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Família aposta em vendas de cestas artesanais para o Dia das Mães em Campo Grande

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Nicole Kidman exibeu novo visual com cabelo curtíssimo no Met Gala 2025

Nicole Kidman surpreendeu ao surgir com os cabelos curtíssimos no tapete vermelho do Met Gala 2025, realizado no início desta semana , no Metropolitan Museum of Art, em Nova York (EUA). Conhecida por seus icônicos cabelos loiros e longos, a atriz surgiu irreconhecível ao adotar um corte pixie – um corte curto na altura da … Continued

Brasil

Nenhum aposentado terá prejuízo, diz Lula sobre descontos indevidos

Ele afirmou que o governo não quer fazer “um show de pirotecnia” com o caso, mas “apurar com muita seriedade” para encontrar os culpados

Cotidiano

Presídios de MS reforçam segurança no Dia das Mães

Tradicionalmente há aumento na movimentação interna durante a data, disse Agepen-MS

Transparência

Caarapó chama OSCs interessadas em levar universitários até Dourados por R$ 965 mil

Prefeitura de Caarapó abriu chamamento público para firmar termo de colaboração com OSCs interessadas no transporte de universitários do município até Dourados