O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), assinou nesta quarta-feira (27) um termo de compromisso se comprometendo a repassar R$ 1,4 milhão para a revitalização da sede da Associação da Colônia Paraguaia em Campo Grande.

Os recursos são oriundos da Secc (Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania). O montante será repassado em três parcelas, que serão liberadas conforme forem feitas as prestações de contas da Secretaria.

O secretário de Estado de Cultura, Athayde Nery (PPS), disse que a ideia é tornar a Colônia Paraguaia num ponto turístico. “Hoje a maior população não brasileira aqui no Estado é de paraguaios. A ideia é transformar a sede da Associação num ponto cultural e turístico”, afirmou.

Segundo o presidente da Associação, Albino Romeiro, o dinheiro será utilizado em melhorias no estacionamento, no salão de festas e na revitalização da fachada da sede da Colônia Paraguaia.

Também serão destinados recursos para a construção de um restaurante com cozinha industrial, uma sala com cursos gratuitos, e uma praça de alimentação e para venda de artesanato.

De acordo com Albino, atualmente 300 mil pessoas paraguaias vivem em Mato Grosso do Sul, contando com seus descendentes. Já na Associação em Campo Grande, são mais de 80 mil associados.

O governador Reinaldo Azambuja destacou que o convênio, MS assim como o apoio às festas tradicionais, são uma forma de “integração” com a cultura paraguaia. “É uma forma de, através da cultura, fortalecer os laços que nos unem”, disse.

“A influência paraguaia não acontece só na fronteira, mas acontece no Estado todo, e esse investimento ajuda na integração das culturas”, disse Azambuja. O convênio já havia sido prometido pelo governador em agosto do ano passado.