Ex servidores aguardam há 4 meses

A Prefeitura de Campo Grande deverá depositar o pagamento dos servidores nomeados por Gilmar Olarte (PP), e exonerados por Alcides Bernal (PP), até segunda-feira (28), afirmou o secretário de Finanças, Disney Fernandes. Recebem o pagamento somente os funcionários que ganhavam até R$ 2 mil – o restante receberá até 20 de janeiro, conforme afirmou, anteriormente, o Executivo Municipal.

De acordo com o titular, a folha de pagamento está sendo processada nesta quarta-feira (23), e há, inclusive, a possibilidade do recebimento acontecer ainda hoje. Se o processo não for finalizado na quarta, os ex funcionários receberão no próximo dia útil.

Em convocação à Câmara Municipal, na semana passada, Disney e o secretário de Administração, Ricardo Ballock, afirmaram que o pagamento dos direitos trabalhistas seria pagos depois do 13º dos funcionários – o que ocorreu em 18 de dezembro de forma integral para quem ganha até R$ 2 mil.

Desde que foram exonerados, em 27 de agosto deste ano, dois dias depois que Alcides Bernal foi reconduzido ao cargo de prefeito, os ex servidores questionam o pagamento de seus direitos, que inclui salários e demais garantias proporcionais ao tempo de trabalho. O prefeito, por sua vez, afirmava aguardar uma auditoria para identificar casos de funcionários contratados, mas que não cumpriam o expediente.

Nestes casos, os secretários afirmaram que aberá ao MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) questionar posteriormente, nas situações de servidores fantasmas que forem identificadas.