Ministério Público investiga irregularidades em reforma de balneário de Bonito
Caso a Prefeitura da cidade descumpra o acordo, a obra pode ser embargada
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Caso a Prefeitura da cidade descumpra o acordo, a obra pode ser embargada
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) está investigando possíveis irregularidades técnicas no projeto de ampliação do Balneário Municipal de Bonito (MS). Segundo o Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça da cidade, Matheus Macedo Cartapatti, da forma como está sendo feita, a revitalização pode causar danos ambientais ao local.
Ainda segundo o MP, a Prefeitura da cidade informou que já recebeu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que propõe a readequação do projeto. O município tem 10 dias para acatar ou não o acordo. O setor jurídico analisa o documento.
O promotor responsável pelo caso explica que o MP pode pedir o embargo da obra caso o acordo proposto seja rejeitado ou descumprido. Ele considera o projeto de reforma “sintético” e afirma que o plano “tem uma série de irregularidades técnicas que podem causar grande impacto ambiental”.
O principal problema apontado pelo Promotor no estudo preliminar feito pela prefeitura é a falta de informações ambientais na descrição do projeto. Entre as irregularidades citadas está a construção de uma piscina em local de área de preservação.
O edital de abertura do Inquérito Civil nº 030/2015/2ªPJBTO foi publicado na edição da quinta-feira (16/7) no Diário Oficial do Ministério Público Estadual (DOMP-MS).
TAC
Pelo acordo proposto pelo MPMS sobre a revitalização, o município deverá entregar projeto que contemple aspectos e impactos, causas e efeitos, frequência e grau do tipo de impacto no balneário. O objetivo é gerar dados e informações relevantes sobre o nível de estresse ambiental que a área possa sofrer, antes de realizar qualquer obra no local.
Caso a prefeitura aceite o acordo integralmente, ficará proibida a execução de obras de implantação de caráter físico, como piscinas (“play” molhado), restaurantes, contenção das margens do Rio Formoso (muros de arrimo), sanitários e quadras poliesportivas numa faixa de, no mínimo, 50 metros a partir do leito regular do referido rio.
Além disso, a prefeitura deverá realizar audiência pública para fins de consulta dos variados segmentos da sociedade civil sobre a proposta de revitalização do Balneário Municipal, no prazo de trinta dias da assinatura do TAC.
Outra obrigação do município ao aceitar o acordo será paralisar imediatamente as obras que estão sendo realizadas, até que seja entregue a análise dos estudos e documentos solicitados pelo MPMS.
O descumprimento das obrigações assumidas no acordo poderá acarretar, além da incidência e cobrança de multa, a propositura de ação civil pública, a execução específica das obrigações de fazer ou não fazer, a instauração de inquérito policial ou ação penal, bem como outras providências administrativas cabíveis.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo foge com entrega de cliente em Campo Grande
- Cliente tenta doar pix de Natal para funcionários de shopping mas é impedida por ‘fiscal’ em Campo Grande
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
- VÍDEO: Criminoso morre em confronto com a PM após roubo de carro em MS
Últimas Notícias
Em estado crítico, doações de leite materno caem 40% na Santa Casa de Campo Grande
Com queda nas doações, Santa Casa faz apelo para que mães que amamentam contribuam com doação de leite humano
Governo Lula cobra de polícias uso de câmeras corporais; PRF ainda está em fase de testes
A PRF fez o primeiro teste de câmeras corporais no Rio de Janeiro em novembro
Lakers derrotam Warriors com cesta de Reaves no último segundo; LeBron iguala Curry
Los Angeles Lakers derrotou o Golden State Warriors por 115 a 113
SED aditiva contrato e reforma de escola estadual em Água Clara vai a R$ 7,3 milhões
Valor inicial de reforma a ampliação era previsto em R$ 6,15 milhões
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.