Sesau afirma que está tomando medidas 

Possível falta de profissionais e de equipamentos é investigada pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), que abriu três inquéritos diferentes sobre três unidades básicas de saúde de Campo Grande.

De acordo com o Diário Oficial do Ministério Público, o Inquérito n°53/2015, no qual a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) é requerida, vai fiscalizar a UBS Dona Neta, para apurar ‘a falta de profissionais para compor as equipes, baixa capacidade potencial dos profissionais médicos, falta de equipamentos da atenção básica’.

A UBS do Jockey Clube também terá os mesmos pontos apurados, por meio do Edital n°53/2015,assim como a Unidade Básica da Pioneira, com o Edital n°55/2015. Os três inquéritos abertos são conduzidos na 32ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública da Comarca de Campo Grande.

Também foi aberto inquérito civil para apurar ‘eventual racionamento e falta de vacinas em unidades de saúde de Campo Grande’.  A Investigação, n° 56/2015, não especifica quais instituições públicas de saúde da cidade teriam feito possível racionamento das vacinas.

Questionada, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que está tomando as medidas para sanar os problemas, isso no caso da falta de profissionais nas unidades de saúde, e que os inquéritos publicados tratam de medidas antigas do Ministério Público, das quais a secretária já está ciente.

Sobre o inquérito que apura falta de vacinas, a Sesau explicou que cabe ao Ministério da Saúde o envio de vacinas como tetraviral, raiva e sarampo, por exemplo. Desde o ano passado o Ministério da Saúde alega problemas no laboratório que produz o medicamento, por isso, a demora na entrega.