Pular para o conteúdo
Justiça Cotidiano

‘Vitória das magistradas’, diz primeira mulher eleita presidente da associação de juízes de MS

Juíza Mariel Cavalin atua há 23 anos e é titular da 16ª Vara Cível Residual de Campo Grande
Clayton Neves - Publicado em
Compartilhar
Juíza Mariel Cavalin dos Santos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Pela primeira vez em 42 anos, a Amamsul (Associação de Magistrados de Mato Grosso do Sul) elegeu uma mulher presidente. Pelos próximos dois anos, caberá à juíza Mariel Cavalin dos Santos a missão de comandar a instituição que, atualmente, representa mais de 300 associados. 

Há 23 anos na área, a titular da 16ª Vara Cível Residual de Campo Grande afirma que pautou a candidatura em quatro principais eixos: institucional e defesa da magistratura, de capacitação e aprimoramento das práticas judiciais, integração de aposentados e pensionistas e o eixo social e do patrimônio da Associação.

“Dentro desses eixos desenvolvemos ações para o atendimento. Nossa pretensão é, ao longo dos próximos dois anos, manter esforços para implementar essas ações criadas”, explica.

Primeira mulher a ocupar a cadeira da presidência, Mariel acredita que a vitória da chapa que compõe é prova de que a magistratura de Mato Grosso do Sul, apesar das dificuldades, está conectada aos movimentos contemporâneos para viabilidade da mulher nos espaços, inclusive, nos de poder. 

“É uma vitória das mulheres magistradas e prova de que há conexão dos colegas com esses movimentos que já vêm ocorrendo. Na gestão de 2019 e 2020, foi criada uma diretoria da mulher magistrada, justamente para valorizar e incentivar a participação feminina. Esse projeto vem sendo desenvolvido de lá pra cá e isso estimulou interesse na participação das magistradas”, avalia. 

Nos próximos dois anos, a juíza afirma que pretende trabalhar para evitar o desgaste da atuação dos juízes sul-mato-grossenses. “Vamos dialogar com o Tribunal de Justiça e com os outros Poderes por uma maior autonomia, valorização e dignidade da magistratura, até porque, isso reflete em um serviço mais célere para a sociedade”, finaliza. 

A posse da nova gestão está marcada para o mês de dezembro. 

Confira os outros integrantes da nova diretoria:

Mariel Cavalin dos Santos (presidente), Bruno Palhano Gonçalves (1º vice-presidente), César de Souza Lima (2º vice-presidente), Katy Braun do Prado (secretária geral), Jorge Tadashi Kuramoto (secretário-adjunto), Marcelo Andrade Campos Silva (1º tesoureiro), Fábio Henrique Calazans Ramos (2º tesoureiro), Rafael Gustavo Mateucci Cassia (diretor de Interior), Idail de Toni Filho (diretoria AmamsuLab), Mário José Esbalqueiro Jr. (diretor da Esmagis), Juliano Luiz Pereira (diretor de Esportes), Paulo Rodrigues (diretor de Inativos), Laísa de Oliveira Ferneda Marcolino (diretoria da Mulher Magistrada), Atílio César de Oliveira Jr. (diretor de Patrimônio), Francisco Soliman (diretor de Prerrogativas).

No Conselho Deliberativo estarão Daniel Della Mea Ribeiro, Antônio Adonis Mourão Jr., Francisco Vieira de Andrade Neto, Maurício Cleber Miglioranzi Santos, Raul Ignatius Nogueira. Como suplentes do Conselho Deliberativo estarão Cézar Luiz Miozzo, Flávio Saad Peron e Marilsa Aparecida da Silva Baptista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)