Pular para o conteúdo
Justiça

Teste de flexão para mulheres em concurso da Polícia Civil é proibido pela Justiça

A Justiça proibiu teste de flexão para mulheres em concurso da Polícia Civil para peritas, escrivãs e investigadoras. Ao se depararam com a informação de que haveria teste de flexão, em etapa de avaliação física do concurso, diversas inscritas no concurso ficaram indignadas e procuraram a Defensoria Pública, que entrou com ação pedindo a proibição […]
Arquivo -

A Justiça proibiu teste de flexão para mulheres em concurso da Polícia Civil para peritas, escrivãs e investigadoras. Ao se depararam com a informação de que haveria teste de flexão, em etapa de avaliação física do concurso, diversas inscritas no concurso ficaram indignadas e procuraram a Defensoria Pública, que entrou com ação pedindo a proibição do teste de flexão.

De acordo com a assessoria do defensor público Guilherme Cambraia, o órgão analisou a situação e constatou a não necessidade da realização do teste de flexão, entrando com ação civil na Justiça.

Além da questão biológica e de parecer de profissional de educação física citados na ação civil, a Defensoria mostrou que outros concursos não pediram o teste de flexão, entre eles concurso cujas atribuições de cargo impõem maior vigor físico da candidata, como para formação de soldado, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Trecho da ação civil declara que “A inovação do critério para o cargo visado, a toda evidência, tem por escopo unicamente dificultar o acesso das mulheres aos quadros da Polícia Civil. A exigência do teste de barra fixa na modalidade dinâmica para as candidatas, além de violar princípios constitucionais da isonomia, proporcionalidade e razoabilidade, mostra-se incompatível com as atribuições do cargo pretendido e, por essa razão, não pode ser adotada como critério de eliminação do certame”.

A ação coletiva ajuizada pedia por fim a “realização do teste de barra fixa na modalidade dinâmica (flexão e extensão de membros superiores) pelas candidatas do sexo feminino aprovadas nas fases anteriores do certame”.

Barrado

A 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos acatou o pedido da Defensoria Pública e proibiu o teste no dia 19 de fevereiro. O governo do Estado, responsável pelos concursos da Polícia Civil tinha até esta semana para recorrer, segundo a assessoria de Cambraia, e como não recorreu, o teste foi dado hoje como oficialmente proibido.

A reportagem não conseguiu entrar em contato com a assessoria da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bolsonaro defende que deveria ser beneficiado com suspensão de ação de Ramagem pela Câmara

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Vista aérea de Paranaíba (Foto: Parada Dez)

Prefeitura de Paranaíba abre seleção com 33 vagas e salários de até R$ 4,6 mil

Multa de siderúrgica é revertida em recurso para instalação de 25 novos parquinhos

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

Divulgado resultado final de edital de fomento da Fundect a projetos na área de humanidades

Últimas Notícias

Cotidiano

Abalo sísmico ocorreu a 100 km de Sonora e gerou 16 ‘réplicas’ na região, explica sismólogo

Ocorrências são relativamente comuns, principalmente na região do Pantanal

Publieditorial

Plinko meu diário de lançamentos e pequenos ganhos

Quando decidi buscar um passatempo simples para alternar entre tarefas, encontrei o plinko em um site de jogos e tudo mudou de ritmo. Fiquei fascinado pela bolinha quicando nos pinos e pelo suspense de cada queda. Bastou uma tarde de testes para sentir que aquele tabuleiro era o lugar perfeito para diversão com apostas curtas, … Continued

Cotidiano

TCE-MS realiza live para esclarecer condições para recebimento de recursos do VAAR

Live será realizada na próxima sexta-feira (16)

Cotidiano

Corumbá terá mutirão de vacinação contra a Influenza neste sábado

Toda a população a partir de 6 meses pode se vacinar