Pular para o conteúdo
Justiça

Manifestação em Caracas tem presença de líder opositor procurado pela Justiça

Milhares de opositores venezuelanos, entre eles o dirigente Carlos Vecchio, procurado pela Justiça, se manifestaram neste sábado em Caracas em favor da “liberdade” e respondendo ao chamado feito pelo líder preso Leopoldo López, que nesta semana convocou uma “nova etapa de luta” contra o governo de Nicolás Maduro. Os manifestantes marcharam desde diferentes pontos da […]
Arquivo -

Milhares de opositores venezuelanos, entre eles o dirigente Carlos Vecchio, procurado pela Justiça, se manifestaram neste sábado em Caracas em favor da “liberdade” e respondendo ao chamado feito pelo líder preso Leopoldo López, que nesta semana convocou uma “nova etapa de luta” contra o governo de Nicolás Maduro.

Os manifestantes marcharam desde diferentes pontos da capital venezuelana até uma das principais avenidas do leste caraqueno, desde onde estudantes e políticos se dirigiram ao público em uma tarimba, incluindo o dirigente opositor Carlos Vechhio, sobre quem pesa uma ordem de captura.

“A Venezuela vive um dos momentos políticos mais difíceis de sua história contemporânea, somos postos a toda prova como nação (…) foram restringidas todas as liberdades, e quando digo liberdade me refiro à liberdade da pátria”, disse Vecchio, ovacionado por uma multidão.

Vecchio, coordenador político do partido Vontade Popular (VP), recalcou que seguirão marchando pela “liberdade” da Venezuela, sublinhando que o “povo sofre frente a uma cúpula corrupta do poder” que tem o governo de Maduro.

O prefeito metropolitano de Caracas, Antonio Ledezma, exigiu “a libertação imediata” de Leopoldo López, dos prefeitos opositores Daniel Ceballos e Enzo Scarano e dos estudantes detidos pelos protestos.

“Detenham a perseguição contra os prefeitos, os governadores, mas o mais importante, a perseguição contra os cidadãos que simplesmente querem uma Venezuela muito melhor”, assinalou Ledezma.

A esposa do López, Lilian Tintori, leu uma nova carta escrita por seu marido pedindo a Maduro que renuncie à presidência, além de qualificar o governante como o “ditador da Venezuela”.

“Desde a prisão peço a Deus que te ilumine para que dê o passo valente e patriota de renunciar e assim abrir passagem a um melhor futuro para todos os venezuelanos”, disse López através da carta lida por Tintori.

Por sua parte, o líder da oposição venezuelana e governador do estado (centro), Henrique Capriles, assegurou a jornalistas que “o movimento social” que se mantém nas ruas “crescerá mais”.

Capriles aproveitou para se referir à Organização dos Estados Americanos (OEA), organismo que, reiterou, “é preciso repensar”, depois que na sexta-feira o Conselho Permanente do mecanismo internacional suprimisse o ponto dedicado à “situação da Venezuela”.

A Venezuela vive uma onda de protestos contra o governo de Maduro há mais de um mês que deixaram um balanço oficial de 31 mortos, mais de 400 feridos e mais de mil de detidos, a maioria deles já em liberdade com medidas cautelares.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso com quase uma tonelada de maconha em caminhonete em Amambai

Lula se irrita com vazamento de fala de Janja a Xi Jinping sobre TikTok

riedel

Riedel se reúne com empresários da bioenergia em Nova York: ‘vários projetos interessantes’

PF mira rede de lavagem de propina em ação contra venda de sentenças

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

stf ilustrativa divulgação (1)

STF julga inconstitucional lei que vedava limites de atendimentos para TEA em MS

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Pedro Gomes abre 30 vagas com salários de até R$ 3 mil; confira

As vagas incluem funções como assistente social, psicólogo, vigia, engenheiro e motorista

Mundo

Dólar recua mais de 1% e real é a moeda com maior desempenho no mundo

Esta é a maior baixa do dólar desde outubro de 2024

Mundo

Microsoft faz demissão de 6 mil funcionários em nova reestruturação; brasileiros foram afetados

Segundo a empresa, os cortes fazem parte de uma reestruturação do perfil de atuação da Microsoft

Famosos

Abalada, Ana Maria Braga lamenta perda do bebê de Tati Machado: ‘Dor profunda’

Tati Machado anunciou a perda de Rael na última terça-feira (13), no oitavo mês de gestação; bebê foi fruto do casamento da repórter com Bruno Monteiro