Pular para o conteúdo
Justiça

Justiça determina que cooperativa médica custeie tratamento integral de paciente associado

A 5° Câmara Cível negou recurso de uma cooperativa médica, em desfavor de uma paciente que ingressou com uma ação contra a empresa. De acordo com os autos, a vítima foi diagnosticada com câncer de mama e a médica teria prescrito 130 aplicações de tratamento radioterápico. No entanto, a cooperativa teria liberado apenas 120. Diante […]
Arquivo -

A 5° Câmara Cível negou recurso de uma cooperativa médica, em desfavor de uma paciente que ingressou com uma ação contra a empresa. De acordo com os autos, a vítima foi diagnosticada com câncer de mama e a médica teria prescrito 130 aplicações de tratamento radioterápico. No entanto, a cooperativa teria liberado apenas 120. Diante disso, a paciente solicitou as 10 sessões que faltavam para continuidade de seu tratamento.

A cooperativa de saúde argumentou que a paciente escolheu um plano de saúde não regulamentado, que previa sobre planos privados de assistência à saúde. Para a empresa, a limitação de quantidade de sessões de radioterapia estaria correta.

Uma decisão de 1° grau determinou que a empresa arcasse com as 130 sessões de radioterapia, desqualificando a argumentação da cooperativa. Além disso, foi determinado à empresa o pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 4.000,00.

A empresa prestadora de serviços de saúde, então, recorreu da decisão e pediu a anulação ou redução da condenação referente a danos morais, o que foi negado. Em sua decisão, o desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso entendeu que o contrato firmado entre as partes é regido pelo Código de Defesa do Consumidor e, em seu artigo 47, prevê que as cláusulas contratuais devem ser interpretadas da forma mais favorável ao consumidor.

Quanto ao dano moral, o relator entendeu que ficou configurado no momento em que a empresa recusou cobertura ao tratamento indispensável à recuperação da saúde da paciente, sendo evidente que a doença que a acomete se trata de enfermidade grave e de alto índice de reincidência.

(Com informações do Tribunal de Justiça)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Presentes!

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Últimas Notícias

Polícia

Homem é socorrido em estado grave após ser baleado pelo atual da ex-esposa em Dourados

Homem foi até a casa da ex-companheira e se envolveu em uma briga

Economia

EXPOAGRO 2025: Palestra sobre Recuperação Judicial no Agronegócio. Riscos, Benefícios e Oportunidades para o Produtor Rural.

No próximo dia 13 de maio, às 15h, o advogado Lucas Capilé Pinotti, especialista em Direito do Agronegócio e sócio do escritório Lucas Capilé Advogados, ministrará uma palestra sobre Recuperação Judicial (RJ) no 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil … Continued

Polícia

No Dia das Mães, mulher morre e deixa um filho após carro bater em capivara na BR-163 em MS

Vítima era mãe de um menino; casal saiu de Sorriso (MT) e seguia em direção ao Estado do Paraná

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia