Os catadores de produtos recicláveis estão reunidos próximo do lixão, localizado no Bairro Dom Antônio Barbosa, região sudoeste de Campo Grande. Eles aguardam a empresa ser notificada para a entrada deles no local.

Depois da manifestação ocorrida na manhã da terça-feira (3), onde foi fechada a entrada principal impedindo o descarregamento dos caminhões , houve uma reunião com o secretário da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura Transporte e Habitação) e uma decisão favorável aos catadores foi proferida.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o desembargador Joenildo de Sousa Chaves, relator do pedido suspensão de liminar, interposto pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, proferiu decisão na qual suspende a liminar e altera parcialmente determinando que o município apresente todos os contratos e convênios referentes à manutenção da coleta e armazenamento do lixo em Campo Grande.

Na decisão consta que, “o relator autorizou que seja utilizada a área de transição do aterro D. Antônio Barbosa I, não sendo necessário criar, neste momento, uma nova área de transição, já que pela Lei de Resíduos (Lei nº 12.305/2010), o município de Campo Grande terá que criar até o dia 2 de agosto de 2014 uma UTR (Unidade de Tratamento de Resíduos), cuja 1ª parte da obra será responsabilidade do Município e a 2ª parte do contratado”.

“Não queremos forçar nada para não perdermos a razão, mas estamos no aguardo para entrar e começar a trabalhar”, revela Rodrigo Leão, presidente dos catadores.