Pular para o conteúdo
Justiça

Advogado de Olarte diz que ação de habeas corpus no STJ é falsa e pede punição

O advogado Jail Benites Azambuja, do prefeito de Campo Grande Gilmar Olarte, informou nesta sexta-feira (16) que vai entrar com uma ação contra o advogado Eduardo Garcia da Silveira Neto por ter ‘plantado’ um habeas corpus falso no STJ (Superior Tribunal de Justiça). Segundo o advogado, a ação é falsa e criminosa e o advogado […]
Arquivo -

O advogado Jail Benites Azambuja, do prefeito de , informou nesta sexta-feira (16) que vai entrar com uma ação contra o advogado Eduardo Garcia da Silveira Neto por ter ‘plantado’ um habeas corpus falso no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Segundo o advogado, a ação é falsa e criminosa e o advogado será responsabilizado. Eduardo Garcia teria entrado com uma ação no STJ sem autorização do Olarte, aproveitando-se de uma brecha da lei.

“Em uma ação desse tipo não é necessário ter autorização do suposto impetrante. Por isso a ação foi plantada por este pessoal da oposição a administração municipal”, esclareceu o advogado Jail.

Azambuja diz que além de sem propósito, a ação contém erros de português. “Percebe-se que um advogado formado não escreveria uma ação daquela forma. Por isso, vamos recorrer e já pedimos a extinção do ato”.

Eduardo Garcia é companheiro da juíza Margarida Elizabeth Weiler, que foi aposentada em 2010 compulsoriamente pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul enquanto atuava na comarca de . A aposentadoria compulsória é a maior punição cabível aos juízes no Brasil.

Ela foi acusada na época de favorecer um advogado que entrava com inúmeras ações para ela julgar e acabou processado por litigância de má fé.

À época dos fatos, o então corregedor-geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Josué de Oliveira, ouviu 28 pessoas, entre servidores, policiais, advogados, juízes e até do prefeito da cidade, que confirmaram “à exaustão as suspeitas de irregularidades praticadas pela magistrada”.

A relação íntima da juíza com o advogado Eduardo Garcia começou em 2005, segundo relatório do desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, relator do processo disciplinar. A afirmativa se baseia em e-mail enviado pela juíza a Garcia, reproduzido nos autos e divulgado em matéria do Conselho Nacional de Justiça.

 “Querido, leia esta notícia com hora marcada só fora do expediente!!!rsrs. As ‘horas extras’ são muito agradáveis, como só podem ser entre adultos bem resolvidos. E discretos. Este meu e-mail nunca foi violado, é seguro. Bjs…” Segundo o processo, a mensagem foi mandada em 16 de novembro de 2005, antes de ela nomeá-lo juiz leigo na comarca, em setembro de 2006.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moraes e Zanin votam para STF enfrentar decisão da Câmara e seguir com ação do golpe

eldorado

Justiça Federal mantém decisões que impedem Paper de assumir a Eldorado Brasil

MORADOR BRIGA

Morador de Porto Murtinho paga R$ 1 mil de fiança e diz que prefeito “perdeu o controle”

Dentistas voluntários selecionam jovens para tratamento dental gratuito em MS

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

pantanal incêndio

Alvo de operação contra grilagem em MS já recebeu multa ‘pesada’ por incêndio no Pantanal

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Guatemala extradita um dos 100 foragidos mais procurados pelos EUA

Últimas Notícias

Brasil

Homem é denunciado por instalar câmera escondida em banheiro de salão de beleza

Homem é proprietário do local e após prestar depoimento foi liberado

Cotidiano

Exército participa da Expoagro em Dourados com exposição de tanque que faz ‘tremer o chão’

Exército expõe equipamentos de artilharia e engenharia, carros de combate blindados M60 e M113 e, ainda, informações sobre formas de ingresso na corporação

Polícia

Júri popular de réu que esfaqueou homem em 2020 na Homex foi adiado em Campo Grande

A nova data do júri ainda não foi marcada

Economia

Expoagro destaca pujança de Dourados e reforça compromisso do agro com o meio ambiente

Evento tem várias atrações e é do tamanho da ‘Grande Dourados’, comenta presidente do sindicato rural, Gino José Ferreira