Pular para o conteúdo
Brasil

Moraes e Zanin votam para STF enfrentar decisão da Câmara e seguir com ação do golpe

Câmara dos Deputados tinham votado em maioria para suspender processo de golpe contra o deputado Alexandre Ramagem
Agência Estado -

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a decidir nesta sexta-feira, 9, em uma sessão extraordinária no plenário virtual, se vai cumprir a resolução da Câmara dos Deputados que determinou a suspensão do processo do golpe contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) enquanto durar o mandato.

Como relator, o ministro Alexandre de Moraes foi o primeiro a se manifestar. Ele votou para dar sequência ao processo e foi acompanhado por Cristiano Zanin.

A votação fica aberta até a próxima terça-feira, 13, na plataforma virtual de julgamentos do STF. Nessa modalidade, não há debate entre os ministros. Eles registram os votos no sistema online.

Além de Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin, compõem a Primeira Turma os ministros Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem a maior bancada na Câmara, foi o autor da proposta. A resolução foi aprovada por 315 votos a favor e 143 contra. Mais da metade dos votos veio de partidos do Centrão, que têm ministérios no governo Lula.

Os deputados se basearam em uma regra da Constituição que autoriza a Câmara e o Senado a suspenderam o andamento de processos criminais contra parlamentares, desde que a decisão tenha o apoio da maioria do plenário da Casa Legislativa.

Como Ramagem é um dos réus, a Câmara aprovou a suspensão, em uma tentativa de beneficiar também os demais alvos do processo, incluindo o ex-presidente.

Em seu voto, Alexandre de Moraes deixou expresso que Bolsonaro não pode ser beneficiado pela resolução porque ela vale apenas para parlamentares no exercício do mandato e, na avaliação do ministro, não se estende a outros réus no mesmo processo. Segundo Moraes, a prerrogativa tem “caráter personalíssimo”.

Além disso, a regra vale apenas para crimes posteriores à diplomação. É com base nessa previsão que Moraes votou para manter a tramitação da ação penal.

Dois crimes imputados a Ramagem no processo são posteriores à diplomação – dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. São os crimes relacionados aos atos de vandalismo do 8 de janeiro de 2023. Em relação a eles, Moraes defendeu a suspensão do processo até o fim do mandato.

O deputado também responde por outros três crimes – organização criminosa armada, golpe de estado e tentativa de abolição violenta do estado democrático – relacionados às supostas articulações do plano de golpe.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ainda não declarou Imposto de Renda? Mutirão oferece orientação gratuita aos contribuintes neste sábado

Criança é transferida para UTI e pai e irmão mortos em acidente são velados em MS

Juiz cassa mandato de vereador de Bandeirantes por fraude a cota de gênero

Obras retomadas: entenda como vai funcionar corredor de ônibus da avenida Gunter Hans

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus pede multa milionária ao município por ‘atraso’ no reajuste da tarifa

br 163 duplicações rodovia quilômetro

Com 18 acidentes por km nos últimos 11 anos em MS, trecho da BR-163 vai a leilão na quinta

acidentes

Você passa lá? Veja ranking das ruas mais perigosas para dirigir em Campo Grande

Com morte de mulher e criança, MS soma 11 óbitos por dengue em 2025

Últimas Notícias

Esportes

Campo Grande recebe autoridade em Krav Maga para graduação de alunos

Krav Maga são técnicas de autodefesa para situações reais

Esportes

Delegação de MS conquista 31 medalhas na Copa Centro-Oeste de Taekwondo em Cuiabá

Competição reuniu centenas de atletas, técnicos e dirigentes de cidades da região Centro-Oeste

Polícia

AGORA: Acidente entre dois carros deixa um morto na BR-262 em Campo Grande

Outras duas pessoas ficaram feridas no acidente no início da tarde desta segunda-feira (19)

Política

‘Não me recordo de ter acidentes’, diz ex-diretor da Agetran sobre Rui Barbosa após corredores de ônibus

No ano passado, levantamento do Midiamax apontou pelo menos 20 acidentes