O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) penalizou o Flamengo nesta segunda-feira com a perda de quatro pontos e multa de R$ 1 mil pela escalação irregular do lateral esquerdo André Santos na última rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado do julgamento, o Fla caiu para a 16ª posição da tabela, com 45 pontos, e só não foi rebaixado porque também hoje a Portuguesa foi punida pela utilização do meia Héverton contra o Grêmio e ficou com 44 pontos, salvando da degola o Fluminense, com 46.

André Santos foi suspenso no último dia 6 pela expulsão contra o Atlético Paranaense pela final da Copa do Brasil, e escalado na última rodada do Brasileirão contra o Cruzeiro.

No entanto, como não havia outra partida da Copa do Brasil para que o lateral cumprisse a suspensão automática, ele precisaria cumprir a punição imposta pelo STJD no Brasileiro.

O resultado é de primeira instância passível de recurso no Pleno do STJD, e os advogados do clube carioca já anteciparam que vão recorrer. Um novo julgamento deve acontecer até o dia 27 deste mês.