O atual presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa, convocou uma entrevista coletiva para falar sobre o julgamento desta segunda-feira no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) que rebaixou o clube para a Série B. Ele prevê que o caso vá parar na Justiça Comum e até deixou o caminho aberto para algum torcedor interessado em tomar tal atitude.

“De momento estamos analisando entrar na Justiça Comum. Tem que correr todas as esferas, mas vai acabar acontecendo, sabemos disso. Aí a CBF e o STJD vão ter que se acertar com a Fifa, porque tem dois pesos e duas medidas”, declarou Da Lupa.

“Nós temos que esgotar todas as instâncias esportivas primeiro, mas nada impede que um torcedor vá para a Justiça Comum. Lamentamos muito e achamos que o campeonato tem que ser o que aconteceu em campo. A Portuguesa tem que bater no resultado do campo”.

Da Lupa se mostrou inconformado com que ele acredita ser uma diferença de tratamento entre os casos envolvendo o Fluminense (em 2010) e a Portuguesa (em 2013) no STJD.

“Por que tirar o título do Fluminense em 2010 é imoral e rebaixar a Portuguesa não? Pegaram o artigo 133 certinho, colocaram a Portuguesa na Série B e voltar o Fluminense para a Série A pela porta dos fundos, como tem feito né, não precisa falar. O Flamengo foi condenado para justificar, dar uma acertada. Mas acho que o Flamengo vai recorrer”, complementou o dirigente.

O ocorrido citado por Da Lupa com o Fluminense aconteceu no Brasileirão de 2010. O clube carioca não foi julgado sobre uma suposta irregularidade na escalação de Tartá, que teria atuado mesmo suspenso (o que não ocorreu). Naquele ano, o Tricolor se sagrou campeão da competição nacional.

A Portuguesa não conseguiu evitar a perda de quatro pontos pela escalação irregular do meia Heverton no empate por 0 a 0 com o Grêmio, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Com a perda de pontos confirmada em julgamento realizado nesta segunda-feira, a equipe paulista é rebaixada para a Série B no lugar do Fluminense. O STJD optou por obedecer o regulamento da competição. O Flamengo recebeu a mesma puniçãohoras depois.

“Achei que ontem tudo estava muito pronto, e acho que numa situação assim não podemos discutir só o artigo. Temos que respeitar o principio da Fifa de fazer valer o resultado do campo”, esbravejou Da Lupa.