Tribunal de Justiça aplicará mudanças no processo eletrônico em novembro
Após nova reunião entre a OAB/MS e o TJ/MS (Tribunal de Justiça), ficou marcado para o dia 19 de novembro o encontro final para a confecção de uma nova resolução a respeito do processo eletrônico de 2º grau. As demandas dos advogados foram enviadas para o Tribunal, e a Seccional se compromete a acompanhar o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após nova reunião entre a OAB/MS e o TJ/MS (Tribunal de Justiça), ficou marcado para o dia 19 de novembro o encontro final para a confecção de uma nova resolução a respeito do processo eletrônico de 2º grau. As demandas dos advogados foram enviadas para o Tribunal, e a Seccional se compromete a acompanhar o cumprimento das mesmas.
“No dia 19, em novo encontro com o TJ, vão ser definidas as linhas finais para a redação da nova resolução”, afirmou o presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte. “Já enviamos ofício à presidência do Tribunal, reiterando os pedidos dos advogados”, completou.
No ofício, encaminhado para o Desembargador Hildebrando Coelho Neto, a OAB reitera as seguintes demandas: possibilidade de comprovação do pagamento das custas e preparo por meio de comprovante de pagamento eletrônico (via internet); nos dias que o Sistema E-SAJ estiver indisponível, que seja possibilitado o peticionamento físico; a designação de um servidor em regime de plantão (até às 23 horas), para atendimento dos advogados, porquanto após às 19 horas há o encerramento das atividades do TJ/MS, impossibilitando o contato entre advogado peticionante e o servidor responsável após esse horário, no qual muitas vezes surgem problemas diversos.
Todas as solicitações foram baseadas em reclamações feitas pela advocacia sul-mato-grossense, que enfrentam dificuldades desde a implantação do novo sistema do e-SAJ para processos de 2º grau, no final de julho.
A data de 19 de novembro para a definição final dos pontos centrais da nova resolução a respeito do processo eletrônico de 2º grau foi definida em reunião entre a Seccional e o TJ/MS na quinta-feira (25).
Desde que foi implantado, o sistema apresentou instabilidade e trouxe transtornos à advocacia, com processos “sumindo” e o peticionamento eletrônico funcionando de modo falho. “Narramos todos os problemas que recebemos dos advogados e o TJ/MS se comprometeu a resolver todos”, adiantou a Secretária Geral da Seccional, Rachel de Paula Magrini Sanches.
Avelino Duarte apresentou os vários problemas encontrados, como dificuldades em registrar devolução de prazos; falta de protocolo físico quando o sistema está indisponível e dificuldade em obter certidão de prorrogação de prazos, necessários para recursos na Justiça Federal, por exemplo. Também foi ressaltado o problema das custas em processos virtuais, que ainda não foi regulamentado pelo Tribunal.
“Exige-se que todo o processo seja eletrônico, mas as custas tem que ser apresentadas fisicamente. Estamos pedindo há tempos para resolver a situação, e termos as custas também eletrônicas”, comentou. A direção do TJ/MS garante que há estudos para tratar da situação. “Quando não há condições para o advogado trabalhar é a sociedade que fica sem defesa. Não podemos admitir que esses problemas impeçam o exercício da advocacia”, comenta Avelino Duarte. Advogados denunciaram também que, muitas vezes quando há queda do sistema e-SAJ, Fórum do interior fechou as portas, atrasando audiências e outros serviços. “O TJ/MS garantiu que isso jamais acontecerá quando o sistema estiver indisponível”, explica Rachel Magrini.
Soluções
Desde o dia 2 de outubro teve inicio a nova redação da resolução que rege o processo eletrônico em 2º grau.
Quanto aos serviços de internet, o TJ/MS avisou que terá a capacidade aumentada, para evitar novos “apagões”. Para a OAB/MS, é necessário existir um termo de cooperação técnica para emitir certidões quando o sistema ficar indisponível. Também foi avisado que haverá um plantão do TJ/MS, quando houver problemas em fazer peticionamento no período noturno. Segundo o Tribunal, há noção dos problemas que o e-SAJ apresenta e todos foram encaminhados à empresa responsável pela sua aplicação.
“A OAB entende que é necessário o processo digital e faz parte da evolução tecnológica, contudo, o Tribunal não pode deixar o advogado desamparado”, explica Avelino Duarte.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.