Um porco espinho apareceu no prédio da Justiça Federal na rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira no Parque dos Poderes em Campo Grande, desde às 3h desta sexta-feira (31). O segurança do órgão foi quem viu o animal nas dependências do local. O porco espinho surgiu depois de quatro casos de cães feridos pela espécie em Mato Grosso do Sul.

O animal está em cima do muro, onde tem uma cerca elétrica que teve de ser desligada. Vários curiosos estão no local. O porco espinho que tem aproximadamente 1 metro de comprimento, aparenta estar estressado.

Servidores do local, informam que depois da derrubada, de parte da mata em uma área próxima, o surgimento de animais como macaco por exemplo, nas redondezas tem ocorrido com mais frequência.

A Polícia Militar Ambiental (PMA), disse que irá ao local até às 10h. O Tenente-Coronel Carlos Sebastião Matoso Braga, informou que o animal sai à noite em busca de comida, e durante o percurso naquela região de 73 hectares, pode parar em locais como instalações no Parque dos Poderes, onde amanhecem.

Dali, segundo a PMA, o animal será levado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), onde passa por uma quarentena. “É diagnosticado se o animal tem alguma doença, e depois ele é liberado em um lugar seguro”, diz Matoso.