A juíza Maria Isabel de Matos Rocha, foi empossada desembargadora no Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (31).

A nova desembargadora era titular da 3ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos da Comarca de Campo Grande, e, será a quarta mulher a compor a mais alta corte do Judiciário Sul-mato-grossense.

Maria Isabel também ficou 12 anos a frente da Vara da Infância e da Juventude da Capital.

“Representa uma possibilidade de fazer outro trabalho com uma experiência de atender o cidadão, chegar aqui é refletir realmente o que a gente fez. Tentar influência para criar mais varas, como por exemplo, da infância, dando mais opinião do que nós vimos na Justiça de primeiro grau, para ir melhorando”.

“O desembargador está em uma situação de mais visibilidade, porque ele já recebe processos, onde ele tem que dar uma segunda palavra, ou em questões como, por exemplo, competências de processar membros de outros poderes. Então representa uma Justiça que lida com questões mais delicadas, e, além disso, o recurso das pessoas que querem reavaliar o seu caso. Não é uma última palavra mas é quase uma última palavra, realmente é muita responsabilidade”, diz a nova desembargadora.

A juíza foi promovida, por unanimidade, para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul em sessão do Tribunal Pleno realizada no dia 17 de outubro, pelo critério de antiguidade, e assumirá a vaga deixada pela Desa. Marilza Lúcia Fortes, falecida no dia 20 de setembro.

Histórico

Maria Isabel de Matos Rocha é natural de Nanpula (Moçambique) e formou-se em Direito na Universidade de Coimbra (Portugal) em 11 de outubro de 1978, ingressando na magistratura de MS em 17 de maio de 1985.

Foi promovida, por merecimento, para a Comarca de Camapuã, Primeira Entrância, em janeiro de 1986. Promovida, por antiguidade, para a 2ª Vara da Comarca de Cassilândia, Segunda Entrância, em setembro de 1988. .

Por antiguidade, a juíza foi promovida para a 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Campo Grande, Entrância Especial, em 31 de agosto de 1995, e posteriormente reclassificada para a 3ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos da Comarca de Campo Grande em 6 de julho de 2007.

Em setembro de 2012, a juíza foi convocada para exercer as funções de desembargador junto à 2ª Câmara Cível e à 1ª Seção Cível do Tribunal de Justiça. (Com informações TJ/MS)