Dilma indica procurador do Paraná para vaga de ministro do STJ

O Diário Oficial da União deve publicar hoje (9) a indicação pela presidente Dilma Rousseff do procurador paranaense Sérgio Luiz Kukina, de 52 anos, para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no lugar do ministro Hamilton Carvalhido, que se aposentou no início deste ano. A lista tríplice com os nomes indicados […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Diário Oficial da União deve publicar hoje (9) a indicação pela presidente Dilma Rousseff do procurador paranaense Sérgio Luiz Kukina, de 52 anos, para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no lugar do ministro Hamilton Carvalhido, que se aposentou no início deste ano. A lista tríplice com os nomes indicados pelo STJ para a vaga aberta com a aposentadoria de Carvalhido estava com a presidente desde 1º de junho.

Formado em Direito pela PUC do Paraná, o procurador entrou no Ministério Público do Paraná em 1984 e atualmente exerce a chefia da coordenadoria de Recursos Cíveis do órgão, em Curitiba, responsável pelos recursos apresentados ao STJ e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele atuou como promotor nas cidades de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Faxinal, Pitanga, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Curitiba.

Kukina tinha o apoio do atual presidente do STJ, Félix Fischer, de quem foi assessor entre 1991 e 1996.

Disputavam a vaga os procuradores Sammy Barbosa Lopes, do Acre, e José Eduardo Sabo Paes, do Distrito Federal. Após a indicação da Presidência, Kukina será sabatinado na Comissão de Ética e Cidadania do Senado e, posteriormente, passará por votação no plenário da casa. Aprovado, será nomeado para o cargo pela presidente da República.

Conteúdos relacionados