Pular para o conteúdo
Justiça

TJ mantém Uragano e encaminha cópias à Procuradoria

A 1ª Turma Criminal do TJMS decidiu por unanimidade, nesta segunda-feira (19), manter válida a Operação Uragano, desencadeada em Dourados, e determinou envio de cópias dos autos à Procuradoria de Justiça. A decisão teve origem no não oferecimento de denúncia contra o ex-secretário de Governo da Prefeitura de Dourados, Eleandro Passaia, que fez acordo de […]
Arquivo -
A 1ª Turma Criminal do TJMS decidiu por unanimidade, nesta segunda-feira (19), manter válida a Operação , desencadeada em , e determinou envio de cópias dos autos à Procuradoria de Justiça. A decisão teve origem no não oferecimento de denúncia contra o ex-secretário de Governo da Prefeitura de Dourados, Eleandro Passaia, que fez acordo de delação premiada.
A decisão foi proferida nos autos do habeas corpus impetrado pelo ex-vice-prefeito Carlinhos Cantor, um dos réus da ação penal que tramita na 1ª Vara Criminal de Dourados.
Entre as alegações para pedir o trancamento da Uragano constaram a ilegalidade da participação de Passaia na captação de informações, a falta de atribuição da , a ilegalidade de escutas telefônicas, a incompetência de promotores que atuaram no caso e, ainda, o fato de Passaia não ter sido denunciado com os demais envolvidos.
Os pedidos foram de trancamento da ação penal contra Carlinhos Cantor e o reconhecimento de nulidade nas investigações. O habeas corpus foi concedido somente em parte, nos termos do voto do relator, desembargador Dorival Moreira dos Santos.
Foi autorizada a perícia nas gravações audiovisuais e determinado encaminhamento de cópias do processo ao Procurador-Geral de Justiça, diante da decisão dos promotores de não oferecer a denúncia contra Passaia, que contribuiu com as investigações mediante acordo de delação premiada. Tal medida é prevista no Código de Processo Penal.
O relator considerou que a legislação oferece vários benefícios a quem faz acordo de delação premiada, como redução da pena ou prisão mais branda, porém não seria o caso de sequer oferecer a denúncia.
Constou no voto: “…o beneficiamento do informante…consistiria tão somente na “redução da pena entre 1/3 a 2/3, cumprimento da pena em regime aberto, substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos ou perdão judicial”, todavia, o Ministério Público deixou de incluir o corréu no pólo passivo da demanda para que pudesse responder pelos ilícitos penais que supostamente cometeu. A meu ver, em que pese haver na doutrina entendimento contrário, o benefício só pode ser reconhecido pelo magistrado na sentença, a teor do que prevê o artigo 107, XIX do Código Penal, pois é com tal provimento jurisdicional que se tem a declaração da extinção da punibilidade”.
Assim, caberá ao Procurador-Geral reavaliar a decisão de não oferecer denúncia contra Passaia, que não foi incluído como corréu na ação penal. 
Quanto ao pedido de trancamento da ação, os desembargadores reconheceram a excepcionalidade da medida, “somente possível quando emerge dos autos, sem a necessidade de exame valorativo do conjunto fático-probatório, a atipicidade do fato, a ausência de indícios que embasem a acusação ou a extinção da punibilidade”.
A legitimidade dos promotores foi reconhecida, uma vez designados nos termos da lei, bem como a atribuição da Polícia Federal, que iniciou as apurações porque envolviam verbas federais. Quanto às escutas telefônicas, foram consideradas lícitas porque autorizadas pelo Juízo competente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

ufms

Com R$ 30 mil em prêmios, Festival Universitário da Canção UFMS abre inscrições

moraes

Além da proibição de entrada nos EUA, autoridades brasileiras podem ter bens confiscados

Novo ataque perto de centro de distribuição de alimentos deixa 73 mortos na Faixa de Gaza

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Jovens denunciam pai de santo por drogar e abusar sexualmente em terreiro de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Novo guia de arborização da cidade deve ser lançado ainda este ano pela Prefeitura

Guia para moradores de Campo Grande será disponibilizado nos formatos de manual, guia e cartilha

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra 203 novos casos de dengue, aponta boletim

Atualizações dos dados epidemiológicos da dengue em Mato Grosso do Sul apontam que o estado não registrou novos óbitos pela doença nos últimos sete dias

Política

Projeto que prevê indenização para clientes que ficarem sem internet avança na Câmara

Proposta diz que cliente não pode ficar mais de 4h mensais sem internet ou outros serviços citados no projeto

Transparência

Recapeamento de avenidas irá custar R$ 3,20 milhões em Bataguassu

O extrato do contrato foi publicado no Diário da Assomasul na última quinta-feira (17)