TJ-MS decide hoje se Ari Artuzi sai da cadeia
Prefeito afastado de Dourados está preso desde o dia 1º de setembro passado por ser apontado como chefe de quadrilha que fraudava licitações
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Prefeito afastado de Dourados está preso desde o dia 1º de setembro passado por ser apontado como chefe de quadrilha que fraudava licitações
A Seção Criminal do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) define em audiência marcada para esta terça-feira (19) à tarde, o recurso do prefeito de Dourados Arti Artuzi, sem partido, preso desde o dia 1º do mês passado. Afastado judicialmente, ele é acusado de chefiar um esquema de fraude em licitações públicas.
Artuzi, segundo denúncia do Ministério Público Estadual, sustentada em inquérito produzido pela Polícia Federal, cobrava em média 10% sobre o valor de serviços negociados com a prefeitura, principalmente obras.
Ao menos 60 pessoas foram denunciadas junto com Artuzi, entre os quais 11 dos vereadores de Dourados. Quatro parlamentares e o vice-prefeito do município ainda permanecem detidos.
A liberdade deles também deve ser examinada pelo TJ-MS entre hoje e amanhã. A mulher de Artuzi, Maria, é outra implicada no caso. Ela está presa em Dourados.
Após a prisão de Artuzi, a prefeitura de Dourados passou a ser chefiada pelo presidente do fórum da cidade. Hoje, o município é comandado pela presidente da Câmara dos Vereadores, Délia Razuk, do PMDB.
De acordo com a denúncia do MPE, Ari Artuzi fazia contatos com as empreiteiras, por exemplo, e delas cobravam uma espécie de “taxa” sobre as obras a serem tocadas. Em contrapartida, o prefeito, por meio de licitações fraudulentas, garantia o serviço aos interessados no pacto.
O dinheiro arrecadado com o esquema era repartido entre Artuzi, os vereadores e servidores que participavam da trama, como secretários municipais e servidores próximos ao prefeito.
O inquérito da PF foi produzido em 4 mil páginas, onde aparecem diálogos entre os envolvidos no esquema. O processo contra o prefeito e os vereadores segue em sigilo por determinação do TJ-MS. O Ministério Público moveu um recurso contra o segredo no dia 13 de setembro passado, mas a corte ainda não se manifestou quanto à questão.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Motorista morre preso nas ferragens em ‘batida de 180º’ na MS-134 e três ficam feridos
Uma criança de 2 anos estava em um dos carros
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.