O Ministério da Justiça confirmou nesta terça-feira (29) a indicação do advogado Pedro Abramovay para comandar a Secretaria Nacional de Justiça. Com 30 anos, Abramovay substituirá o antigo titular da pasta Romeu Tuma Júnior, que deixou o cargo no dia 15 de junho, após denúncias de suposto envolvimento com a máfia chinesa de São Paulo.

O novo secretário nacional de Justiça deve iniciar suas atividades na próxima semana. Ele tem um histórico de serviços prestados ao ministério, onde atuou como secretário de Assuntos Legislativos, assessor especial do então ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, entre maio de 2004 e dezembro de 2006, e chegou a ocupar, por duas vezes, o posto de ministro interino da Justiça. Antes ele foi assessor de gabinete da Prefeitura de São Paulo e assessor jurídico da liderança do governo no Senado Federal.

Abramovay também foi indicado pelo governo brasileiro para assumir a direção executiva do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em Viena, mas recusou o convite. No comando da Secretaria Nacional de Justiça ele terá a missão de dar continuidade a atividades como o combate à lavagem de dinheiro.