O ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ramos Ribeiro, foi convidado hoje, pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça, Nilson Naves, para a assinatura do Acordo de Cooperação Técnico-institucional entre o Conselho da Justiça Federal e o Departamento de Polícia Federal, que será realizada no próximo dia 26. Segundo Nilson Naves, o acordo promoverá a troca de informações entre a Polícia Federal e o Superior Tribunal de Justiça, por meio eletrônico, com a finalidade de prevenir a criminalidade no Brasil.

Essa integração permitirá consultas à Polícia Criminal Internacional (Interpol), à Integração Nacional de Informação de Justiça e Segurança Pública (Infoseg) e ao Sistema Nacional de Informação Criminal (Sinic) sobre inquéritos criminais e contravenções penais instaurados, mandados de prisão e distribuição judicial.

A expectativa é que o banco de dados esteja disponível, até o final deste ano, para os 849 juízes federais titulares e substitutos que atuam no país. Na prática, eles terão informações on-line de crimes praticados no Brasil e no exterior.