Polêmica

O deputado federal (PSL-MS) apresentou um projeto de lei que deve causar polêmica. O objetivo é proibir que atletas transexuais participem de competições femininas.

“Biológico”

Pelo texto, o “sexo biológico será o único definidor” do gênero de um atleta. A proposta veio após o caso da jogadora de vôlei Tiffany Abreu. A atleta transexual foi alvo de críticas no ano passado, principalmente de bolsonaristas.

Agenda

A vereadora de Campo Grande Camila Jara (PT) recorreu aos números da pandemia de coronavírus para desaconselhar passeios durante o feriado prolongado. Em uma sequência de tuítes, ela citou a alta ocupação de leitos.

Colapso

Na sexta-feira (4), a Capital estava com 104% dos leitos de UTI ocupados. “Isso significa pacientes sendo entubados de forma improvisada em leitos de enfermaria”, escreveu a vereadora.

Crítico

Na semana passada, dez pacientes já tinham sido transferidos para outros Estados, número que chegou a 14 na segunda-feira (7). “Está pronto para essa balada? Não, não estamos estáveis. Não estamos seguros”, disparou Camila.

Solução “caseira”

A substituição do candidato a vice de Enelvo Felini (PSDB), candidato à prefeitura de Sidrolândia, já era discutida antes da morte de Moacyr do Vacaria (Patriota), vítima da Covid-19. Com o falecimento do empresário, a cúpula tucana sidrolandense decidiu por um nome já conhecido.

Parente

Lúcio Basso (DEM), filho do ex-prefeito Ari Basso (PSDB), vai entrar na chapa, faltando cinco dias para o pleito. Ari Basso foi vice de Enelvo na primeira passagem do tucano à prefeitura, entre 1997 e 2004.

Velho conhecido

Lúcio chegou a ser cotado como candidato na eleição suplementar de 2013, mas seu pai acabou disputando e vencendo. Naquela ocasião, Enelvo venceu um ano antes, mas teve o registro de candidatura cassado.

Fica pra próxima

Além do democrata, o médico Sérgio Ocampos (Patriota) era cotado para entrar na chapa tucana. Ocampos foi vice na chapa de Moacyr em 2020.