Pular para o conteúdo
Transparência

Municípios da Costa Leste terão central de compras compartilhada

Com central de compras compartilhada, Cidecol espera obter ‘ganho em escala’ nas compras públicas dos municípios integrantes
Humberto Marques -
Paranaíba, que integra o Cidecol, poderá se beneficiar de Central de Compras Compartilhada. (PMP, Divulgação)

Municípios que integram o Cidecol (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Costa Leste) anunciaram a criação de uma Central de Compras Compartilhada. A intenção é obter “ganho em escala” nos processos de compra quando envolverem, pelo menos, 2 municípios que integram o consórcio.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

O regulamento da Central de Compras Compartilhada do Cidecol consta na edição desta sexta-feira (23) do Diário Oficial da (Associação dos Municípios de ). Por ele, os municípios deixam claro que licitações e contratações compartilhadas “promovem um potencial ganho de escala em decorrência da agregação dos quantitativos demandados pelos órgãos, possibilitando a ampliação da garantia da seleção da proposta apta a gerar o resultado da contratação mais vantajosa para todos os Municípios consorciados, assegurando tratamento isonômico entre os licitantes, evitando contratações com sobrepreço e incentivando a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável”.

A Central de Compras Compartilhadas do Cidecol, dessa forma, ficará responsável por planejar e coordenar a formulação, execução, avaliação e orientação técnica das políticas públicas e gestão de processos para “alienação, aquisição e/ou contratação de obras, bens e serviços de uso comum dos órgãos do Consórcio e dos entes públicos consorciados”. A intenção é focar na sustentabilidade, eficiência e qualidade na realização de gastos públicos.

Central de Compras Compartilhada atenderá ‘interesse comum’

Apenas os municípios que integrarem o Cidecol poderão utilizar a estrutura. Estes delegarão, de forma total ou parcial, atribuições, funções e procedimentos envolvendo todas as fases da licitação. A intenção é atender demandas em geração dos órgãos do consórcio e, em caso de contratações compartilhadas de bens e serviço, incluindo de engenharia, “sempre que for de interesse comum dos entes consorciados”.

Quanto a esse apontamento, o “interesse comum” ficará caracterizado quando houver interesse na contratação de bens e serviços por 2 entes consorciados, no mínimo. As licitações compartilhadas acontecerão por quaisquer modalidades e critérios de julgamento previstos em lei, incluindo o Sistema de Registro de Preços. Para tanto, deve-se observar as particularidades da modalidade adotada.

O dispositivo que detalha a criação da central de compras compartilhada tem a assinatura do presidente do Cidecol, o Maycol Henrique Queiroz Andrade (). Também integram o consórcio os municípios de Água Clara, , Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Ribas do Rio Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Israel alerta para mais ataques ao Irã neste sábado

Ex-motorista reforça condições precárias do Consórcio Guaicurus após oitiva de CPI

depac golpe

Ex-namorada aparece de surpresa em restaurante e agride homem e amigas em Campo Grande

De salsicha a bacon, casal faz ‘limpa’ em conveniências e acaba preso no Rita Vieira

Notícias mais lidas agora

Propina da JBS: Reinaldo apela ao STJ para desbloquear R$ 277 milhões da Vostok

nasa park

Após negar recurso, Justiça tenta ‘conciliar’ Nasa Park e família vítima do rompimento da barragem

ipva

Isenção do IPVA: compare os descontos aplicados em MS e nos demais estados do país

girona mexicano futebol setor privado

Onde assistir? Sábado é dia de confronto no Brasileirão feminino e Mundial de Clubes

Últimas Notícias

Mundo

Índia: investigadores recuperam caixa-preta de avião da Boeing que caiu na quinta-feira

Investigadores devem apurar o que aconteceu minutos antes da queda da aeronave

Política

Com início em 16 de julho, recesso pode afetar andamento de CPIs na Câmara de Vereadores

Durante o recesso parlamentar, os prazos são paralisados no legislativo de Campo Grande

Polícia

Rapaz é agredido com facadas após sair de festa em escola de Itaporã

Dois suspeitos foram reconhecidos por populares e levados para a delegacia

Esportes

Por que o Mundial de Clubes deste ano será o maior da história? Entenda

Número de seleções participantes no campeonato é o maior da história