Tapetão

No calendário das eleições deste ano, além da campanha, estamos no período de impugnação (contestação) de candidaturas. Qualquer cidadão no gozo de seus direitos políticos pode contestar e pedir o indeferimento do registro. Entretanto, são partidos e políticos que mais se aproveitam deste expediente.

Mural

No mural eletrônico do TRE-MS se destaca uma coligação que começou ‘atirando’ para todos os lados. Qualquer aparente deslize ou possível afronta à legislação é usado para derrubar adversários.

Faz parte do jogo

Entre políticos e assessores isso é tratado como algo natural, que remete a eleições passadas. Antigos alvos passaram ao ataque, enquanto quem agora está no comando fica mais exposto a questionamentos.

Jogo sério

Outras contestações, no entanto, parte da própria Procuradoria Regional Eleitoral. O órgão já pediu indeferimento de candidatura de advogado que é sócio de empresa condenada por doação eleitrao ilegal há 4 anos.

Dobradinha…

Candidatos a deputados estaduais de chapa ‘recheada’ de partidos têm encontrado dificuldade para pedir votos nas famosas ‘dobradinhas’, um para estadual e outro para federal, isso porque ao inaugurar os comitês, geralmente o cabeça de chapa vai acompanhado de um séquito.

…difícil…

O jeito é pedir voto para ele, ou ela, mesmo, e apresentar mais de um candidato para deputado federal. No caso do Senado a tarefa é mais tranquila, já que há duas vagas em disputa.

Marcado

A audiência que ouvirá o ex-secretário da Casa Civil, Sergio de Paula, por usar avião oficial do Governo em agenda particular já teve nova data marcada. Será em 26 de setembro.

Pediu

A defesa do político pediu mudança de data em razão de compromisso anterior já marcado em Brasília. O Ministério Público não se opôs.

Recorreu 1

Ação civil contra mais de 20 pessoas envolvidas em supostas irregularidades no tapa-buracos em Campo Grande já foi aceita pela Justiça e agora um dos alvos recorreu ao 2º grau para tentar anular a ação.

Recorreu 2

Se desembargadores concordarem com os argumentos do réu, todos os outros alvos da ação podem ser beneficiados.