Pular para o conteúdo
Política

Vereadores definem União Brasil na presidência e PL na relatoria da CPI do Consórcio

A primeira reunião da comissão está marcada para a próxima segunda-feira (24)
Mariane Chianezi, Marcus Moura -
Vereadores que irão compor a CPI do Consórcio Guaicurus | (Marcus Moura, Midiamax)

Os vereadores de Campo Grandes definiram os integrantes da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o Consórcio Guaicurus e anunciaram Dr. Lívio (União Brasil) como presidente e a vereadora Ana Portela (PL) como relatora da comissão. A primeira reunião da comissão está marcada para a próxima segunda-feira (24).

A comissão é formada pelos partidos com maior bancada da Casa de Leis, que atualmente é o PP, PL, União Brasil, e PT. Como o Midiamax havia adiantado nesta quarta-feira (19), a possibilidade do PSDB ceder lugar para Junior Coringa (MDB) se confirmou.

Desta maneira, a CPI do Consórcio Guaicurus ficou composta pelos vereadores Dr. Lívio (União Brasil), Ana Portela (PL), Luiza Ribeiro (PT), Maicon Nogueira (PP) e Coringa (MDB).

“Era um pedido da população há décadas já. Há vários anos. E a gente tem que comemorar isso, tem que celebrar, só que isso traz esse peso de responsabilidade para que a gente realmente apresente o resultado que o usuário espera. É o que a gente vai fazer, a gente vai trabalhar arduamente para isso acontecer”, disse.

A primeira reunião, que acontece na próxima segunda-feira, definirá o cronograma da CPI, dentre oitivas e visita em locais. O encontro está marcado para ocorrer às 9h.

Relatora da CPI, Ana Portela (PL) disse que além das visitas in loco, a CPI trará pessoas técnicas para os pareceres. “E é importante a gente ressaltar que todo esse grupo aqui vai estar caminhando junto, para realmente trazer esse retorno dessa investigação da forma que a população tanto espera”, comentou.

Ativista por melhorias no transporte público em , Luiza Ribeiro (PT) explicou que a CPI é um instrumento do parlamentou para investigação de um fato determinado e que está aberta às autoridades, aos usuários e cidadãos.

“[A CPI está aberta para] a sociedade como um todo. Tem pessoas com deficiência que reclamam do funcionamento desse transporte coletivo, empresários, empreendedores, pessoas comuns, autoridades, nós vamos ouvir o Tribunal de Contas do Estado, vamos ouvir, enfim, todas as pessoas que queiram falar com a Comissão. Nós vamos ter no calendário de oportunidade para ouvi-los, seja através de documentos, de perícias ou pessoalmente através das audiências. Vão ter muito trabalho, mas vai ser um momento importante para a cidade passar ali para o transporte coletivo urbano da nossa cidade”, disse.

CPI do Consórcio na Câmara

A Procuradoria da Câmara Municipal de Campo Grande reuniu os dois requerimentos que pediam a abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus e deu parecer favorável para a investigação do transporte público da Capital. Agora, com os dois objetos agrupados, o foco da CPI passa a ser mais abrangente.

O anúncio da abertura da CPI aconteceu na terça-feira (18). Assim, a Procuradoria reuniu os requerimentos protocolados pelos vereadores Júnior Coringa (MDB) e Dr. Lívio (UNIÃO).

CPI da Câmara Municipal que seria para investigar falhas do Consórcio Guaicurus começa a tomar outro rumo antes mesmo da instalação. Isso porque parecer assinado pelo procurador jurídico da Casa, Gustavo Lazzari, que atua como parceiro em escritório junto com o advogado do Consórcio Guaicurus, foi favorável justamente a um dos pedidos feitos pelas empresas de ônibus na Justiça: o equilíbrio econômico do contrato de concessão.

Conforme o relatório assinado por Lazzari – que atuou como assessor do desembargador aposentado e atual defensor dos empresários de ônibus, Claudionor Miguel Abss Duarte -, a CPI está ‘autorizada’ a apurar a ocorrência de desequilíbrio financeiro do contrato.

O Consórcio faz exatamente o mesmo pedido no processo n. 0861076-76.2023.8.12.0001 que tramita no TJMS e que tem justamente o parceiro de Lazzari como advogado.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias