Pular para o conteúdo
Política

Vereadores de Campo Grande mantêm veto sobre abono de falta para alunas em período menstrual

Parlamentares de Campo Grande ainda aprovaram, na sessão desta terça-feira (11), criação de fundo de R$ 5,4 milhões para procuradores
Thalya Godoy -
Câmara Municipal de Vereadores de Campo Grande. Imagem Ilustrativa. (Izaias Medeiros, CMGC)

Os vereadores da Câmara Municipal de mantiveram um veto do Poder Executivo e aprovaram quatro projetos na sessão ordinária desta terça-feira (11). Na lista de matérias analisadas, foi aprovado o veto total ao Projeto de Lei n. 11.423/24, que previa o abono de faltas escolares para adolescentes em período menstrual.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A proposta era dos ex-vereadores Professor André Luis (PRD) e Zé Da (), e da atual vereadora Luiza Ribeiro (PT). No veto, a prefeitura justificou que a Semed (Secretaria Municipal de Educação) já tem normativa para situações envolvendo faltas escolares.

Os parlamentares ainda aprovaram, em regime de urgência, em única discussão, o PL 11.676/25, que autoriza a abertura de crédito adicional especial de R$ 5,4 milhões para criação do Fundo Especial da Procuradoria-Geral do Município de Campo Grande.

O Executivo justificou que a proposta atende decisão do TCE (Tribunal de Contas do Estado) para suspender o pagamento de honorários sucumbenciais aos procuradores, até a adequada instituição do fundo. Com essa decisão, conforme a proposta da prefeitura, os honorários passam a integrar a receita orçamentária do Município.

Redução da Jurfis

Em única discussão, também foi aprovado o Projeto de Lei Complementar n. 951/25, para reduzir o número de membros da Jurfis (Junta de Recursos Fiscais). A proposta do Executivo é para que o grupo passe de 13 para 9 membros titulares (5 representantes do Município de Campo Grande e 4 representantes dos contribuintes). Duas emendas da Mesa Diretora foram aprovadas, incluindo a previsão de suplentes na Junta.

A proposta promove alterações em artigos da Lei Complementar n. 2, de 15 de dezembro de 1992, que institui o Código Administrativo de Processo Fiscal de Campo Grande. 

Cão de suporte emocional

Em segunda discussão, os vereadores aprovaram o PL n 11.399/24, do vereador Ronilço Guerreiro (PODE), que trata sobre o direito da pessoa com transtornos mentais a ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão de suporte emocional.

Conforme a proposta, para a identificação da pessoa com transtornos mentais é necessário apresentar atestado emitido por um psiquiatra ou psicólogo indicando o benefício do tratamento com o auxílio do cão de suporte emocional. A proposta foi assinada também pelo vereador Veterinário Francisco (União Brasil).

Conscientização sobre herpes-zoster

Por fim, os parlamentares também aprovaram, em segunda discussão, o PL 11.439/24, que institui a Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre a herpes-zoster no calendário oficial do Município de Campo Grande, na primeira semana do mês de junho. A proposta é dos vereadores Dr. Victor Rocha (PSDB) e Flávio Cabo Almi (PSDB).

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Ex-presidente da CBF, José Maria Marin morre aos 93 anos

Últimas Notícias

Mundo

Enchentes e deslizamentos matam 17 pessoas na Coreia do Sul

Onze pessoas permanecem desaparecidas

Polícia

16 anos após cometer homicídio, homem é preso em Campo Grande

Fabrício Mansano Lima é acusado de participar do homícidio de Wellington Nilton da Silva de Sousa, no dia 14 de setembro de 2009

Brasil

AGU pede ao STF investigação de investimentos suspeitos em dólar no Brasil antes do tarifaço de Trump

O pedido ocorre diante de suspeitas de uso de informações privilegiadas em operações atípicas de câmbio, realizadas antes e depois do anúncio da taxação aplicada ao Brasil pelo governo norte-americano

Brasil

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

A biofábrica terá capacidade de produzir 100 milhões de ovos de mosquitos por semana; o objetivo é reduzir os números de casos de arboviroses no país