Senado e Câmara dos Deputados elegem presidente neste sábado; confira quem de MS concorre
Eleições são previstas para a manhã deste sábado (1º)
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Neste sábado (1º), o Senado e a Câmara dos Deputados elegem os novos presidentes das Casas de Leis em Brasília. Mato Grosso do Sul terá candidato à presidência do Senado.
Com deputados e senadores de MS, os parlamentares votarão em novo presidente para cadeiras atualmente ocupadas por Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no Senado e Arthur Lira (PP-AL) na Câmara dos Deputados.
Os mandatos são de dois anos, então assumem o cargo em 2025 e lideram as Casas de Leis até 2026. No Senado, integrantes da 57ª Legislatura votam nos candidatos à presidência a partir das 10h, na primeira sessão preparatória.
Logo depois, às 11h, devem se reunir pela segunda vez, para definição dos demais integrantes da Mesa Diretora. Os eleitos serão responsáveis pela direção dos trabalhos legislativos no Senado.
Vale lembrar que o presidente do Senado é quem preside o Congresso Nacional. Além dele, a Mesa Diretora é composta por dois vice-presidentes e quatro secretários. Quatro senadores ficam como suplentes da Mesa.
Eleição no Senado Federal
Entre candidaturas confirmadas, está o ex-presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP). O senador foi presidente do Senado em 2019 e 2020. Além disso, possui apoio do atual presidente da Casa de Leis, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Além de Alcolumbre, outros quatro senadores colocaram o nome para o pleito. Deverão concorrer Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES), Eduardo Girão (Novo-CE) e a senadora de Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (Podemos), que pode ser a única mulher a concorrer à cadeira. “A candidatura da senadora já está oficializada desde o ano passado”, garantiu assessoria.
Tereza Cristina (PP) afirmou que irá apoiar o ex-presidente da Casa, Alcolumbre. “A bancada do Progressistas no Senado decidiu, de forma unânime, apoiar o senador Davi Alcolumbre para a presidência do Senado”, explicou.
O senador Nelsinho Trad (PSD) afirmou que recebeu apresentação de propostas de dois candidatos. “Por enquanto, dois candidatos vieram apresentar suas propostas: senador Davi Alcolumbre e senador Astronauta Marcos Pontes. A maioria dos senadores pelas conversas informais aponta preferência pela candidatura do senador Davi Alcolumbre, estou nesse meio”, pontuou.
Eleição na Câmara dos Deputados
Para ser eleito presidente da Câmara dos Deputados, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação (257) ou ser o mais votado no segundo turno. As eleições para esta Casa no Congresso também ocorrem em 1º de fevereiro.
O início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para as 16 horas. Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel Van Hatten (Novo-RS) são os candidatos oficiais até agora.
O deputado federal Vander Loubet (PT), pontuou que não deve concorrer à nenhuma vaga da mesa e conforme acordo da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, seu voto será para Motta à presidência.
Também da bancada petista, Camila Jara (PT), disse que irá seguir a orientação do partido. “Entendendo que o mandato do Hugo Motta será um mandato que tenta fazer com que a política volte a orientar as decisões da Câmara Federal e evite que o extremismo domine as pautas internas”. A deputada explicou que a decisão sobre o cargo que o PT ocupará, cabe ao Construindo um Novo Brasil (CNB) e vai ser decidido nos próximos dias.
Da bancada do Partido Liberal, o deputado Rodolfo Nogueira (PL) disse que não deve concorrer a nenhum cargo da Mesa e disse que em relação à eleição para a presidência, aguarda alinhamento com o diretório do PL e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Precisamos de uma liderança na Câmara que priorize essas bandeiras e defenda nossos princípios”, disse.
Geraldo Resende (PSDB) explicou que a bancada tucana na Casa é pequena, não tendo quantidade necessária de deputados para indicar alguém para a Mesa. O deputado disse que deve votar no deputado Hugo Mota. “Deve ser o campeão de votos de todas as eleições que ele teve até hoje. Eu acho que ele vai ter até um número superior de votos ao do Lira, que foi também o recorde da presidência”.
Da bancada do Progressistas, Dr. Luiz Ovando (PP), disse que não pretende concorrer a nenhum cargo da Mesa. “Meu foco permanece voltado para trabalhar em prol do Mato Grosso do Sul, especialmente nas áreas em que atuo nas comissões de Saúde, Esporte e Agricultura, defendendo com firmeza os princípios que sempre guiaram minha trajetória: vida, família e liberdade”, disse.
Dagoberto Nogueira (PSDB) disse que apoiará Hugo Motta. “É meu amigo pessoal, trouxe ele em Campo Grande para conversar com governador e bancada federal. Os cargos da mesa e comissões iremos discutir no final do mês”, pontuou.
Marcos Pollon (PL) disse que não vai votar nos dois candidatos confirmados. “Devo votar no Marcel Van Haten, se só existirem estes dois candidatos não vou nem votar. Não coloquei meu nome exposto para ser mais uma peça na engrenagem do centrão. Quem confiou e confia em mim está farto disso, assim como eu”, declarou sobre a eleição.
A reportagem também entrou em contato com a assessoria do deputado Beto Pereira (PSDB), mas não obteve resposta. O espaço segue em aberto para posicionamento sobre as eleições na Câmara e Congresso.
Notícias mais lidas agora
- Idosa é esfaqueada e vizinho acaba ferido ao tentar defendê-la no Coophatrabalho
- Capotamento com Hilux deixa um morto na BR-060 entre Paraíso das Águas e Camapuã
- Bêbado, advogado tenta fugir após causar acidente com motociclista e acaba preso em Campo Grande
- Por falta de provas, caso de estupro em criança em escola de alto padrão é arquivado pelo MPMS
Últimas Notícias
Plantão de vacinação acontece em dois endereços neste sábado em Campo Grande
Há vacinas contra gripe e Covid-19, além das de rotina para crianças, adultos e idosos
Último repasse do FPM de janeiro para municípios de MS é de R$ 117 milhões
Repasse é feito pela União aos Executivos Municipais
Após dar banho gelado em bebê de 2 meses, rapaz espanca e tenta enforcar a mãe da criança
Vítima pediu ajuda ao pai e denunciou o caso na Depac de Dourados
Vai viajar? Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições
No Aeroporto Internacional de Campo Grande estão previstas 9 partidas e 11 chegadas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.