Pular para o conteúdo
Política

Presidida por Nelsinho Trad, CRE sabatina indicados para embaixadas do Brasil nesta quarta

Serão sabatinados os indicados para sete embaixadas do Brasil no exterior
Mariane Chianezi -
CRE do Senado Federal é presidida pelo senador de MS, Nelsinho Trad (PSD) | (Roque de Sá/Agência Senado)

Presidido pelo senador de Mato Grosso do Sul, (PSD), a CRE (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional) tem reunião marcada para quarta-feira (7), às 10h, para sabatinar sete indicados para chefiar embaixadas brasileiras. As informações são da Agência Senado.

Uma das indicações é a do diplomata Silvio José Albuquerque e Silva. Ele é indicado para ser embaixador na Bélgica, de forma cumulativa com a representação brasileira em Luxemburgo. Nascido em 1961, o diplomata é graduado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do , possui mestrado em Política Internacional pela Universidade Livre de Bruxelas, tendo iniciado sua carreira diplomática em 1987. O senador Fernando Dueire (MDB-PE) é o relator da indicação.

Outra indicação é a do diplomata Ricardo José Lustosa Leal para exercer o cargo de embaixador do Brasil no Timor-Leste. Leal é formado em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem mestrado em relações internacionais pela Universidade de (UnB). Também começou a carreira na diplomacia em 1987 e tem sua indicação relatada pelo senador Sergio Moro (União-PR).

A CRE vai sabatinar ainda João Mendes Pereira, indicado para chefiar a embaixada brasileira no Panamá. Pereira nasceu em 1965 e se tornou diplomata em 1990. Formado em relações internacionais pela UnB, tem sua indicação relatada pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP).

Já o senador Jaques Wagner (PT-BA) é o relator da indicação da diplomata Maria Clara de Abreu Rada, indicada para exercer o cargo de embaixadora do Brasil na Sérvia, de forma cumulativa com a representação brasileira em Montenegro. Nascida em 1966, Maria Clara Rada é bacharel em economia pela UnB e iniciou sua carreira diplomática em 1995.

Também será apreciada a indicação do diplomata Júlio Cesar Fontes Laranjeira para liderar a embaixada do Brasil na República da Belarus. Laranjeira nasceu em 1959 e se formou em direito no ano de 1984. Dois anos depois, se tornou diplomata. Com mestrado em administração pública, ele tem sua indicação relatada pelo senador Chico Rodrigues (PSB-RR).

Outro diplomata a ser sabatinado é Bernard Jorg Leopold de García Klingl, com indicação para exercer o cargo de embaixador no Azerbaijão relatada pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG). Nascido em 1969, Klingl é formado em administração de empresas e direito. Ele iniciou sua carreira diplomática em 1996.

Por fim, a CRE ainda vai sabatinar o diplomata Pablo Duarte Cardoso, indicado para ser embaixador do Brasil na Guiné-Bissau. Pablo Cardoso nasceu em 1976 em Juiz de Fora (MG). Ele é formado em direito pela UFRJ e tem sua indicação relatada pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

Requerimentos

Na mesma reunião, a CRE vai votar dois requerimentos para a realização de audiências públicas, ambos do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da comissão.

Em um dos requerimentos (REQ 9/2025), Nelsinho pede um debate sobre a situação das comunidades brasileiras no exterior. No outro (REQ 10/2025), o senador propõe um debate sobre “a estratégia de comércio exterior do Brasil diante dos atuais desafios das regras do comércio internacional”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Onde assistir: Terça-feira agitada com semi da Champions, Libertadores e Sul-Americana

Homem morre em hospital de Dourados após ser atropelado entre Iguatemi e Tacuru

Homem agride pai, arremessa pedras contra policiais e é ferido a tiros no abdômen em MS

Cartolano passa mal e deixa o Fofocalizando às pressas; saiba detalhes

Notícias mais lidas agora

Vostok: ameaçado, David Chita troca de advogados para negociar delação

De Campo Grande, Cida Gonçalves é demitida do Ministério das Mulheres

Homem é morto a golpes de foice e tem corpo jogado em córrego

Precisa de emprego? Funsat tem 1,6 mil vagas em Campo Grande

Últimas Notícias

Mundo

Israel aprova plano para ampliar campanha militar e ‘capturar’ Gaza

Plano prevê a ocupação contínua de Gaza, já que até então os soldados de Israel realizavam operações militares e retornavam

Emprego e Concurso

Feirão da Funtrab oferta 92 vagas com chance de contratação imediata nesta terça-feira

No feirão, empresas de sete segmentos ofertam vagas para diferentes níveis de escolaridade

Cotidiano

Caixa inicia operações do Minha Casa Minha Vida para quem ganha até R$ 12 mil

Até 80% do valor de imóveis novos poderão ser financiados

Brasil

STF julga denúncia contra núcleo 4 da trama golpista

Grupo é acusado de propagar notícias falsas sobre processo eleitoral