Pular para o conteúdo
Política

Ex-prefeito de Anaurilândia tem mais uma investigação por improbidade arquivada

Decisão foi divulgada no Diário Oficial do órgão nesta quarta-feira (21)
Vinicios Araujo -
Vagner já possui histórico de "livramentos" em ações de improbidade. (Foto: Arquivo/Midiamax)

A 1ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de arquivou o Inquérito Civil nº 06.2021.00000661-7, instaurado para apurar possível violação aos princípios administrativos pelo Vagner Alves Guirado. 

O arquivamento foi deliberado a partir da 8ª sessão de julgamento virtual do Conselho Superior do Ministério Público de , iniciada em 28 de abril deste ano. A decisão foi divulgada no Diário Oficial do órgão nesta quarta-feira (21).

O procedimento teve como base a reprovação das contas públicas de 2013 pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), com parecer confirmado pela Câmara Municipal.

Conforme o processo, o gestor municipal na ocasião teria deixado de anexar o cadastro do responsável pelo controle interno, relatório das execuções dos projetos incluídos no orçamento, demonstrativo dos profissionais da educação, relatório de gestão orçamentária e financeira, comprovação da publicação do balanço orçamentário e extrato de credores, entre outros documentos essenciais para a transparência e eficiência pública.

Na época ainda teria sido confirmada a ausência de parecer técnico do controle interno, da publicação do balanço, divergência nos valores integrados e repasse do duodécimo à Câmara Municipal acima do valor permitido. Com base nos relatórios apresentados, o promotor Edival Goulart Quirino instaurou inquérito para apurar eventuais atos de improbidade administrativa e acionou o ex-prefeito para esclarecimentos.

Após diligências, o Ministério Público concluiu que há ausência de indícios de irregularidade. Além disso, o considerou ainda a prescrição do prazo legal para eventual ressarcimento ao erário, uma vez que os fatos teriam ocorrido há mais de uma década.

Com isso, o Conselho Superior do Ministério Público decidiu, por unanimidade, homologar o arquivamento do inquérito, conforme voto do relator, conselheiro Silvio Cesar Maluf.

Outros arquivamentos

Guirado contabiliza um histórico de ações livradas. Ele também foi absolvido em outra ação por improbidade administrativa, ajuizada em 2017. Na época, ele foi acusado de extrapolar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal ao gastar mais de 75% da receita com pessoal.

No entanto, o juiz Rafael Condé entendeu que não houve dolo, elemento essencial para caracterização do ato de improbidade. Testemunhas apontaram erro na contabilização das receitas, o que teria reduzido o percentual real para 59,75%.

O ex-prefeito ainda tomou medidas para cortar gastos, como o envio de projeto à Câmara para extinguir cargos. A sentença de improcedência dos pedidos do MPMS foi publicada em novembro de 2023.

Em outro episódio, o ex-gestor também se livrou de ação por improbidade graças a mudanças na legislação sobre o ato. A ação se referia à nomeação de parentes de vereadores e assessores entre 2012 e 2015, durante sua administração.

Segundo o MPMS à época, sete nomeações foram consideradas como favorecimento indevido. No entanto, com a entrada em vigor da nova Lei de Improbidade (Lei nº 14.230/2021), o juiz Rafael Condé entendeu que as condutas não se enquadram mais como atos ímprobos e não houve comprovação de dolo.

Assim, julgou improcedente o pedido do MP, afastando sanções como perda de direitos políticos e multa. A decisão ainda cabe recurso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Vampetaço

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

defensoria pública

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

Últimas Notícias

Polícia

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

A vítima alega ter sido sequestrada por quatro homens ainda não identificados

Esportes

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

O Alviverde saiu na frente com um gol de Facundo Torres, mas Chico da Costa empatou a partida para o Mirassol

Política

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Deputado diz que os americanos precisam dos produtos brasileiros e acredita que a situação será resolvida

Esportes

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Agora o Brasil folga na próxima rodada, e volta a entrar em ação pela competição apenas na terça-feira