Diretório realiza reunião com bancada e liderança do PT na Câmara fica entre dois vereadores

Indefinição acontece em meio a processo na Justiça movido por ex-vereador petista, que pede cassação de Jean Fereira (PT)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Bancada do PT na Câmara de Vereadores | (reprodução)

O diretório do Partido dos Trabalhadores em Campo Grande realizou reunião com a bancada da sigla na Câmara Municipal nesta quinta-feira (9) para discutir o trabalho do mandato e liderança do partido na Casa. A disputa ficou entre dois vereadores: Luiza Ribeiro (PT) ou o novato, Jean Ferreira (PT), que em sua primeira semana de mandato já enfrentou atrito com o ex-vereador petista, Ayrton Araújo, que pede na Justiça a cassação do colega.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme o presidente do PT em Campo Grande, Agamenon Prado, a reunião avaliou os primeiros dias da bancada e disse que o vereador Landmark (PT) abriu mão de ocupar liderança da sigla na Casa de Leis neste primeiro momento.

“Ou será a nossa vereadora Luiza Ribeiro, ou será o Jean. Nós temos outros cargos a ser discutido dentro da Câmara de Vereadores, que são as comissões. A vereadora já está na mesa da Câmara e a gente está debatendo ali qual que é a melhor posição para cada vereadores, mas não tem disputa, não tem nada, está muito tranquilo, com certeza no início dos trabalhos, agora no final de janeiro, começo de fevereiro, a gente anuncia a liderança do PT”, disse.

Além do PT, o PSDB e o PL ainda não definiram líder.

Ex-vereador pede cassação de Jean Ferreira

O ex-vereador Ayrton Araújo, do PT, pediu a cassação do diploma de Jean Ferreira (PT) — eleito em 2024 para cadeira na Câmara a partir deste ano. O pedido foi registrado no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) após a desaprovação de contas do vereador estreante na Casa de Leis de Campo Grande.

Ao Jornal Midiamax, Ayrton afirmou que busca os direitos eleitorais. “Vou procurar meus direitos. A prestação de conta tem não que fechar? Tem que fechar. Se for reprovado, não pode assumir. Como que vai assumir se é lei? Então tem que obedecer, a lei é para todos”, disse.

A petição foi protocolada um dia após a diplomação de Jean Ferreira, que aconteceu em 18 de dezembro do ano passado. Ayrton, que perdeu a vaga no Legislativo de Campo Grande nas Eleições de 2024, destacou a desaprovação das contas do colega petista na ação eleitoral.

Ayrton é o primeiro suplente do PT. Assim, poderia ocupar novamente a cadeira do Legislativo se Jean fosse declarado inelegível após a desaprovação de contas.

Agora, a petição está nas mãos da 36ª Zona Eleitoral – Campo Grande. Os autos foram remetidos ao juiz da Zona Eleitoral após solicitação do relator, juiz Fernando Bonfim Duque Estrada.

Dos 12 partidos, oito já escolheram lideranças na Câmara

Das 12 siglas que ocupam cadeira na Casa de Leis, pelo menos oito já determinaram os líderes em 2025. Estreantes na política foram alguns dos escolhidos para ficar à frente dos partidos na Câmara. 

Nesta lista de novatos estão Wilson Lands (Avante) e Fábio Rocha (União Brasil). “A gente já conversou, esse primeiro ano será o Wilson [Lands]. Ano que vem serei eu, sem problema nenhum, a gente é bem parceiro com isso”, afirmou Leinha (Avante). 

No caso de partidos com veteranos, algumas definições levaram em conta quem já ocupa uma cadeira na Mesa Diretora, como no caso de Ronilço Guerreiro (PODE), atual 3º Secretário, e Neto Santos (Republicanos), 3º Vice-presidente. Assim, os líderes destas bancadas serão Clodoilson Pires (PODE) e Herculano Borges (Republicanos). Como já adiantado pelo Jornal Midiamax, o líder do PP na Casa de Leis será o prof. Riverton. 

Já três siglas contam com um vereador apenas e não precisam passar pelo crivo de colegas. São eles: o primeiro secretário Carlão (PSB), Marquinhos Trad (PDT) e Otávio Trad (PSD). 

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

Moka