Riedel defende ‘Pacto do Pantanal’ durante solenidade de retorno das atividades legislativas
Cerimônia do início do ano legislativo na Alems aconteceu nesta terça-feira (4)
Mariane Chianezi, Thalya Godoy –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No retorno do recesso e início do legislativo de 2025, foi realizada a abertura da 3ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura nesta terça-feira (4), na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). A solenidade contou com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB), do presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), e outras autoridades.
Na solenidade, o governador disse que, nos últimos dez anos, Mato Grosso do Sul superou uma crise fiscal e o ano de 2024 foi marcado pelo planejamento, parcerias, qualidade do gasto público, diálogo, redução da vulnerabilidade social. O governador também citou atração de novos investimentos, ampliação da base econômica e geração de empregos qualificados.
Riedel informou que será lançado o “Pacto do Pantanal”, um projeto que visa proteger o bioma. “Nele, esperamos reunir novos esforços de monetização de áreas preservadas, educação ambiental, fortalecimento das comunidades tradicionais, reforço e ampliação de brigadas, novas bases avançadas, comunicação integrada, resgate de animais silvestres, investimento em mobilidade, integração e saneamento básico, entre outras medidas em processo de planejamento”, explicou.
Vale lembrar que há no Estado decreto publicado em fevereiro de 2024 que regulamenta a chamada Lei do Pantanal e estabelece normas e diretrizes para a atuação nos limites do bioma. A legislação entrou em vigor após série de reportagens do Jornal Midiamax sobre desmatamento desenfreado e ilegal no Pantanal em 2023.
Projetos para 2025
O presidente Gerson Claro (PP) destacou que para 2025 o diálogo seguirá na Casa para a discussão de projetos para o Estado.
“A democracia é nosso bem mais precioso. Ela não se resume apenas ao ato de votar, mas se manifesta diariamente na defesa dos direitos, na liberdade de expressão e na participação ativa da sociedade. Aqui, temos o compromisso de fortalecer esses princípios, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas”, disse.
O presidente da Casa mencionou que, para 2025, as projeções indicam um crescimento de 6,86% no PIB de Mato Grosso do Sul e destacou a importância do Poder Legislativo em criar condições favoráveis para transformar esse índice em mais empregos, renda e qualidade de vida para a população. Ele ainda afirmou que “o Parlamento permanecerá um ambiente de conciliação, onde as divergências ideológicas sejam pontos de partida para o debate construtivo, sempre com diálogo, respeito e compromisso com o bem coletivo”.
O 1º secretário, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), ressaltou a importância do Legislativo para as grandes conquistas de Mato Grosso do Sul.
“Os avanços alcançados pelo Estado tiveram o apoio e a participação da Assembleia. O diálogo com a população permite que os deputados compreendam as dificuldades e os anseios, garantindo que as leis e ações sejam criadas de forma eficaz. Além disso, essa relação assegura que os interesses dos servidores públicos sejam ouvidos, promovendo um equilíbrio para o funcionamento harmonioso da máquina pública”, disse Corrêa.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- Visitado por Zico, Gabigol e Galvão Bueno, campo-grandense vira referência no futebol: ‘o Flamengo me escolheu’
- Criança de 8 anos morre atropelada por motociclista na BR-163 em Rio Verde
- Consórcio Guaicurus terá que pagar multa de R$ 134 mil por atrasos nas linhas de ônibus
- ‘Cruéis’: Após interdições, irregularidades na Clínica Carandá são alvo de inquérito no MPMS
Últimas Notícias
Para comemorar centenário, Feira Central terá programação especial no mês de abril
Entre os destaques, está a valorização do patrimônio imaterial, com atividades que ressaltam a herança de diferentes povos
Justiça derruba liminar e mantém eleição da Mesa Diretora da Câmara de Porto Murtinho
Desembargador entendeu que não foram preenchidos os requisitos para a concessão da liminar
TSE adia julgamento que pode anular candidatura indeferida de prefeito eleito em Bandeirantes
Julgamento estava pautado para a segunda-feira (3)
Réu por esfaquear morador de rua na Nhanhá em 2024 é condenado a 3 anos de prisão no semiaberto
Júlio sentou-se no banco dos réus na manhã desta terça-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.