Os eleitores de Paranhos devem acessar a consulta à seção de votação por meio do aplicativo e-Título ou na internet, conforme recomenda a Justiça Eleitoral – para evitar transtornos no dia da eleição suplementar no município, no domingo (6).
Para fazer a consulta, é necessário entrar na página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que disponibiliza serviços de autoatendimento, clicar em “título eleitoral”, “onde votar” e inserir número do título eleitoral, CPF ou nome, data de nascimento e nome da mãe. Em seguida, basta clicar em “entrar”.
A página seguinte mostra se a situação do eleitor é regular e o local de votação, com endereço, seção e zona. Há também dado sobre se o eleitor teve a biometria coletada.
Na palma da mão
Informações sobre a seção de votação também podem ser acessadas via e-Título, o aplicativo móvel da Justiça Eleitoral. O APP pode ser baixado para tablet ou smartphone nas plataformas iOS, ou Android.
Após baixar o e-Título, o eleitor precisa inserir nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe e do pai (se constarem no registro junto à Justiça Eleitoral). Em seguida, é só clicar em “entrar no e-Título” para ter acesso às informações.
Eleição suplementar em Paranhos
Assim como em 2024, o horário de votação é das 7h às 16h, com previsão de totalização dos votos para às 18h (horários de Mato Grosso do Sul). Conforme dados da 1ª Zona Eleitoral (1ª ZE), o município conta com 9.366 eleitores aptos a votar nas 30 seções eleitorais dos cinco locais de votação.
A determinação pelo novo pleito decorre da Resolução n° 853/2025, assinada pelo presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), desembargador Carlos Eduardo Contar, no dia 21 de fevereiro.
Para o pleito do próximo domingo, concorrem aos cargos os candidatos Hélio Acosta (PSDB) e Alfredo Soares (MDB), da chapa Unidos Por Paranhos, e Jorge Ricardo Laurício (PT) e Doutor Vicente (PT), da Federação Brasil da Esperança.
Hélio é vereador e presidente da Câmara Municipal. Ele assumiu a prefeitura em 1º de janeiro de 2025, enquanto o novo pleito não era realizado. Caso vença, assume o Executivo Municipal definitivamente.
Caso contrário, se a eleição for vencida por Dr. Jorge, Hélio volta à Câmara e o petista toma posse como prefeito.
Cassação do prefeito eleito em 2024
A eleição suplementar ocorre após a cassação do registro de candidatura do prefeito eleito em 2024, Heliomar Klabunde (MDB), devido a irregularidades nas contas de sua gestão anterior, conforme decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Na quinta-feira (3), as urnas eletrônicas começaram a ser entregues aos 120 mesários com o material de apoio e suporte. O local de totalização dos votos, por sua vez, terá lugar no Posto de Atendimento do município, localizado na Avenida Marechal Dutra, n° 2111, no Centro.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.