Pular para o conteúdo
Esportes

Com brasileiro em 12°, GP da Espanha termina com quebra de hegemonia em vitória de Piastri

Com o resultado, o australiano ampliou sua vantagem na liderança do Mundial de Pilotos, com 186 pontos, contra 176 do companheiro de equipe.
Vinicios Araujo -
Campeão do GP, Piastri quebrou hegemonia de neerlandês. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Max Verstappen bem que tentou vencer o de Fórmula 1 pela quarta vez seguida, mas Oscar Piastri dominou a prova no Autódromo de Montmeló, na Catalunha, neste domingo, e não deu chances à Red Bull, comandando a dobradinha da McLaren com Lando Norris em segundo. O tetracampeão, que brigou pela vitória até a entrada do safety car no fim, chegou na quinta colocação, atrás de Leclerc e Russell, mas sofreu penalidade no fim e caiu para décimo.

Com o resultado, o australiano ampliou sua vantagem na liderança do Mundial de Pilotos, com 186 pontos, contra 176 do companheiro de equipe. Gabriel Bortoleto encerrou a corrida em 12º lugar, sua melhor classificação na Fórmula 1.

Em uma largada sem incidentes, o pole position Oscar Piastri saiu bem e manteve a liderança do pelotão, mas Lando Norris bobeou e perdeu o segundo posto para Max Verstappen. George Russell também largou mal e foi ultrapassado pelas Ferraris de Lewis e Charles Leclerc, caindo de quarto para sexto. Mais no fundo, Gabriel Bortoleto passou por Alexander Albon, mas foi ultrapassado pelo companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, e ficou em 12º.

Após 8 das 66 voltas, o líder do Mundial de Pilotos já abria 3s1 de vantagem sobre Verstappen, que era seguido de perto por Norris. Na briga pelo quarto posto, Leclerc atacava Hamilton, que se segurava como podia, enquanto Bortoleto vinha 2s9 atrás de Alonso e se defendia das investidas de Liam Lawson. Com as paradas de Hülkenberg e Gasly, o brasileiro assumiu a 10ª posição.

Com uma McLaren muito mais competitiva do que a Red Bull, Norris ultrapassou Verstappen e assumiu a segunda posição na 13ª volta – o holandês aproveitou e fez seu pit stop para colocar pneus macios e retornou em oitavo. Bortoleto foi ultrapassado por Lawson, mas aproveitou uma travada de Alonso para manter o 10º posto.

Vencedor das três provas anteriores em Barcelona, Verstappen ultrapassou seus adversários sem dificuldades e logo assumiu o quarto lugar, atrás de Piastri, Norris e Russell – as Ferraris foram para os boxes. Sem trocar pneus, Bortoleto vinha cada vez mais lento e, após parar na 20ª volta, retornou na última posição.

Com as paradas dos dois carros da McLaren, Verstappen assumiu a liderança da corrida na 23ª volta, seguido por Piastri, Norris, Leclerc e Hamilton. No fim do pelotão, Bortoleto ultrapassou Ocon e assumiu o 18º lugar. Com estratégia mais bem sucedida, a Sauber de Hülkenberg ocupava o décimo posto.

Com dificuldades para pilotar sua Red Bull, Verstappen foi para os boxes na 30ª volta e retornou em quarto, à frente de Hamilton Piastri reassumiu a liderança com 5s1 de vantagem sobre Norris. Bortoleto ultrapassou Colapinto e, com a parada de Tsunoda e o abandono de Albon, assumiu o 15º lugar.

Na 35ª volta, Bortoleto ultrapassou Sainz e passou a ocupar o 13º lugar, 5s6 atrás de Alonso – foi para 12º com a parada de Bearman. Verstappen ultrapassou Leclerc e assumiu o terceiro lugar, atrás dos carros da McLaren e iniciou a perseguição a Norris, aproximando-se do britânico.

Com as paradas de Alonso, Lawson e Hülkenberg, Bortoleto subiu para nono na 47ª volta, mas logo foi ultrapassado pelo companheiro de equipe. Piastri liderava com 5s3 de vantagem sobre Norris, que, por sua vez, vinha 4s2 à frente de Verstappen – ele fez seu terceiro pit stop no giro seguinte.

Após as trocas de pneus, no giro 51, Piastri e Norris mantiveram suas posições, mas Verstappen pressionava o britânico. Bortoleto também parou e voltou em 17º, só à frente de Colapinto. Três voltas depois, Bearman atrapalhou o tetracampeão e tirou Norris do sufoco, abrindo 2s7 sobre o holandês.

A 11 voltas do fim, Kimi Antonelli perdeu o motor, saiu da pista e o safety car foi acionado. Os pilotos aproveitaram para trocar pneus e deixaram Bortoleto na 12ª posição. No retorno da disputa, na 61ª volta, Leclerc deu o bote em cima de Verstappen e assumiu o terceiro lugar, enquanto Bortoleto passou Ocon e subiu para 11º.

A duas voltas do fim, Alonso ultrapassou o brasileiro, que caiu para 12º. Russell passou Verstappen, prejudicado com os pneus duros, e assumiu o quarto lugar, enquanto Hülkenberg deixou a Ferrari de Hamilton para trás, ocupando o sexto lugar. Sem ser incomodado, Piastri recebeu a bandeirada em primeiro, seguido por Norris, Leclerc, Russell e Verstappen, que foi punido com a perda de 10 segundos e terminou em décimo.

Depois do giro triplo por , Mônaco e Espanha, a Fórmula 1 retorna nos dias 13 a 15 de junho, no circuito Gilles-Villeneuve, em Montréal, no GP do Canadá, a décima etapa da temporada.

Confira o resultado do GP da Espanha de Fórmula 1:

1º – Oscar Piastri (AUS/McLaren), em 1h17s445

2º – Lando Norris (ING/McLaren), a 2s471

3° – Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 10s455

4º – George Russell (ING/Mercedes), a 11s359

5° – Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), a 13s648

6º – Lewis Hamilton (ING/Ferrari), a 15s508

7° – Isack Hadjar (FRA/RB), a 16s022

8º – Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 17s882

9° – Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 21s564

10° – Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 21s826*

11° – Liam Lawson (NZL/RB), a 25a532

12° – Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), a 25s996

13° – Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), a 28s822

14° – Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams), a 29s309

15° – Franco Colapinto (ARG/Alpine), a 31s381

16° – Esteban Ocon (FRA/Haas), a 32s197

17° – Oliver Bearman (ING/Haas), a 37s065

*punido com a perda de 10 segundos

NÃO COMPLETARAM A PROVA

Alexander Albon (ING/Williams)

Kimi Antonelli (ITA/Mercedes)

NÃO PARTICIPOU DA PROVA

Lance Stroll (CAN/Aston Martin)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Procon lança cartilha sobre direitos do consumidor para refugiados

‘Curva da Morte’: motorista perde controle de caminhonete e sai da pista na BR-060

Trump anuncia acordo de cessar-fogo entre Israel e Irã

Rapaz é encontrado morto com machado cravado no crânio em Juti

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra escalou ex-chefe de licitação de Reinaldo para corrupção: ‘já é do time’

Detran-MS gasta R$ 35 milhões com radares que não estão multando

Consórcio Guaicurus tenta anular quase R$ 100 mil em multas após perder prazo

De muçarela a carnes, polícia apreende quase 700 quilos de produtos vencidos em atacadista de MS

Últimas Notícias

Brasil

Conciliação no STF mantém marco temporal para terras indígenas

pós nove meses de trabalho, foi elaborada uma minuta com sugestões

Política

Debate do PT em Campo Grande discute eleições internas e sucessão de Lula

Candidatos e representantes que estão na disputa das eleições internas, municipal, estadual

Brasil

Por falta de dinheiro, ANP suspenderá fiscalização de combustíveis em julho

Agência também fará redução amostral no contrato do Levantamento Semanal de Preços de Combustíveis

Cotidiano

Prefeitura oferece acolhimento em ponto de apoio para invasores de terreno no Jardim Tijuca, mas população recusa

Grupo de moradores ouviu as propostas da pasta, mas recusou o auxílio, com a alegação de que permanecerão no local até que ocorra a reunião com a Emha