Pular para o conteúdo
Política

‘Chega de Maçaroca’: vereador cobra responsabilização sobre fios esquecidos em postes

Fios soltos em postes têm trazido transtornos para a população de Campo Grande
Thalya Godoy -
Vereador Landmark (PT) critica fios soltos em postes. (Pedro Roque, Ascom)

O vereador de , Landmark Rios (PT), criticou o emaranhado de fios que tem poluído visualmente a cidade e até provocado acidentes. O parlamentar tem utilizado a frase “chega de maçaroca”, palavra que é comumente utilizada para se referir a uma porção de fios. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O Midiamax já noticiou diversos acidentes envolvendo fios arrastados por caminhões e até por ônibus. Além de suspender o fornecimento de energia ou de internet na região, essas colisões colocam em risco a vida dos motoristas, moradores e dos pedestres. 

A reportagem “Esquecidos por empresas, fios pendurados geram acidentes e prejuízos em Campo Grande”, inclusive, foi utilizada pelo parlamentar para ilustrar os transtornos causados à população pela falta de fiscalização ou de manutenção desses cabos por parte das empresas ou dos órgãos públicos.

Retirada de fios inativos é obrigatória

A retirada de fios desativados por parte das empresas de telecomunicação após o cancelamento do serviço é obrigatória em desde o ano passado, após a aprovação da Lei Nº 6310/2024.

Ao Midiamax, o petista explicou que a ação partiu de um incômodo ao caminhar pelas ruas da Capital e exemplificou que os municípios de Costa Rica e já realizaram força-tarefa para fazer a retirada de fios soltos dos postes. 

“Eu ando tanto na periferia, tanto na área central de Campo Grande. Isso, de um tempo para cá, já tem incomodado muita gente, causando acidentes, causando poluição visual na cidade, dá a impressão que a cidade não tem dono”, explicou. 

Além disso, ele pontuou que as empresas estariam se eximindo da responsabilidade sobre os fios soltos ou inutilizados nos postes. Foram enviados ofícios solicitando informações sobre a manutenção e retirada dos cabos em desuso para a Prefeitura, , Anatel e empresas como Vivo, Claro, Oi, TIM e Correios. Contudo, não obteve resposta até o momento. “É no centro, é no bairro, todo lado você vê fio. Está uma maçaroca para todo lado”, afirma. 

O que diz a Energisa?

A empresa concessionária Energisa enviou nota ao Midiamax em que explica sobre o compartilhamento dos postes. Confira a resposta:

“A Energisa cumpre o disposto na regulação conjunta da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), que determina a obrigatoriedade de toda distribuidora de energia de compartilhar a infraestrutura dos postes com as empresas de telecomunicações. À Energisa cabe a disponibilização dos postes e fiscalização. Por outro lado, as empresas de telefonia, internet e TV a cabo, que utilizam as estruturas, são responsáveis pela instalação correta e dentro dos padrões e pela manutenção de suas próprias redes (cabeamento). 

Além da ocupação regular dos postes, pelas empresas que possuem o contrato de compartilhamento com a Energisa, há a ocupação clandestina, sem autorização e cumprimento dos padrões técnicos e de segurança. Esta é uma realidade que tem sido combatida fortemente pela concessionaria. A Energisa tem intensificado a remoção dessas irregularidades, identificadas por meio de fiscalização e/ou denúncias da própria população. 

No que se refere às empresas regulares, a Energisa as notifica quando identifica situações fora do padrão (sob pena de remoção dos cabos inadequados, nos casos de risco à segurança) e mantém o diálogo constante, de modo a avançar no ordenamento da fiação em todo estado. O desafio, neste caso, está no compromisso dos provedores de telecomunicações de realizar a ampliação de cabeamento com autorização e conhecimento da concessionária, além de reforçar a manutenção de suas redes”, finaliza a nota. 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
corumba

Está na lista? Prefeitura de Corumbá convoca 160 aprovados em concurso

Brasileiro fugitivo de presídio do Paraguai é recapturado ao embarcar para a fronteira com MS

eastrada

Fazendeiros do Paraguai assumem manutenção de estradas na fronteira de MS

Onde assistir: Saiba como acompanhar os times brasileiros na Libertadores e Sul-americana

Notícias mais lidas agora

Após licitação marcada por denúncias, MPMS vai pagar R$ 24,6 milhões em data center

Evento realizado na Santa Casa

Com déficit de R$ 13 milhões e superlotação, Santa Casa atribui crise ao subfinanciamento do SUS

Filho que matou a própria mãe com golpes de pá em Campo Grande fica em silêncio em audiência

Funsat Campo Grande

Vida Nova recebe mutirão Emprega CG na quinta-feira

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

De analista a vendedor, Funsat oferta 1.920 vagas nesta quarta-feira

As vagas incluem 175 funções para diversos níveis de escolaridade

Mundo

BOLSAS DA ÁSIA FECHAM MISTAS EM MEIO A TARIFAS, COM QUEDA EM TÓQUIO E AVANÇO EM XANGAI

Principais líderes comerciais da China tem buscado aliança com países vizinhos da ásia

Famosos

Filha lésbica de Renato Aragão trabalha como Uber e é ignorada pela família

Filha lésbica de Renato Aragão, Juliana Rangel Aragão não teria uma boa relação com a família; saiba detalhes da situação

Mundo

Japão monta nova estação de trem com material 3D

Construção demorou apenas seis horas