O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL) avaliou que a desaprovação do governo Lula (PT) estar chegando a 60%, conforme pesquisa Quaest, é devido ao descontrole da economia. Para o parlamentar, o preço dos alimentos e combustíveis têm derrubado a popularidade do petista.
Ao Midiamax, o deputado federal de MS afirmou que maus governos são derrubados devido aos fatores econômicos. Ele diz que, no governo de Jair Bolsonaro (PL), os brasileiros haviam recuperado o poder de compra, mas agora, isso se perdeu.
“Esse resultado era esperado […] A aprovação de Lula despenca diante da alta dos preços dos alimentos e combustíveis, das promessas não cumpridas, das taxas de juros elevadas, da desvalorização do salário mínimo e do Real, além da queda no poder de compra. Todos esses fatores têm impactado negativamente a imagem do governo, que gasta muito e gasta muito mal. A insatisfação com Lula cresce todos os dias tanto que a sua popularidade chegou ao pior número, até mesmo nas regiões que ele ganhava, hoje não ganha mais”, disse o deputado.
Ainda conforme o congressista, o desarranjo das tomadas de decisões de Lula tem fortalecido a oposição para as eleições de 2026. “A oposição está se fortalecendo e a população está vendo que temos razão. Ressalto que o Brasil não aguenta mais dois anos desse governo”, criticou.
Lula despenca em aprovação de eleitores
Levantamento da Quaest divulgado nesta quarta-feira (26) aponta que o 3º governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é reprovado por 50% ou mais dos eleitores em 8 estados pesquisados.
Conforme a pesquisa, a desaprovação supera os 60% nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além disso, a aprovação cai mais de 15 pontos na Bahia e em Pernambuco, estados onde Lula venceu as eleições em 2022.
Pela 1ª vez, a desaprovação do presidente superou numericamente a aprovação nesses dois estados.
A pesquisa Quaest, contratada pela Genial Investimentos, foi feita entre os dias 19 e 23 de fevereiro com 6630 brasileiros nos seguintes estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos em 7 estados, com a exceção de SP, em que é de 2 pontos para mais ou menos.
É a primeira vez que a Quaest inclui Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul em suas pesquisas sobre a avaliação ao governo Lula. Os demais 6 estados possuem levantamentos anteriores.