Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP) fará um balanço dos 100 primeiros dias de gestão nesta sexta-feira (11), quando deve anunciar o plano estratégico de cada secretaria ao lado do primeiro escalão da administração municipal. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) durante evento no gabinete montado na Expogrande 2025.
“Esses 100 dias foram um momento mais interno da gestão, onde nós trabalhamos a administração e a gerência de tudo isso, tendo em vista que nós entramos o ano com uma reforma prioritária muito importante, uma reforma administrativa dos dois anos e oito meses que eu estive prefeita. Fiz uma anamnese da cidade e a gente conseguiu fazer o levantamento da necessidade da cidade”, enumerou.
Adriane criticou que o poder público não servia como uma ponte entre o município e os serviços prestados pela administração. “A Prefeitura estava como uma trava no meio do caminho. Então, o que a gente está buscando, através da tecnologia, da inovação de projetos sustentáveis? Estamos buscando caminhos para que os serviços da prefeitura sejam desburocratizados, que as pessoas, o seu celular acesse um serviço e já tem uma resposta em quantos dias aquele serviço vai estar realizado”, conta.
A prefeita citou a desburocratização nas licenças ambientais como um dos exemplos de agilidade na gestão nesses 100 primeiros dias.
“Mas o poder público municipal age, é um processo. Você não faz o que você quer, você não tecla no celular e resolve a situação. Nós estamos trabalhando com licitações, com contratos, com legislações e a gente está revisando tudo isso para que o poder público seja uma ponte para o cidadão, trazendo a oportunidade de crescimento e desenvolvimento em todas as áreas da gestão, desde a telemedicina, que está sendo implementada em 12 unidades de saúde, até os serviços prestados no CRAS”, contou.
Reunião
Nesta sexta, a prefeita realizará uma reunião com cada secretário que assinou compromisso de planejamento estratégico a ser lançado após esse balanço de 100 dias. “É uma carta com o impacto que isso vai gerar para a cidade dentro do planejamento, seguindo o plano de governo, que é uma carta de intenções com a população que eu como prefeita me comprometi no TRE-MS e me comprometi com a população de Campo Grande. Com isso, os secretários também vão ter que se comprometer com a gestão e com o resultado que eles terão que dar a partir desses 100 dias executando todo o planejamento”.
Segundo Adriane, serão dados prazos e datas de entregas do planejamento ao longo do ano.
Gabinete Expogrande
Nesta quinta, a prefeita ainda assinou o protocolo de intenções entre a Prefeitura de Campo Grande e o Sistema S. Na ocasião, também ocorreu a entrega simbólica do Plano de Ação Agro. A iniciativa visa ampliar a parceria com foco na capacitação técnica e gerencial de produtores rurais, incentivo à educação profissional no campo e fortalecimento do agronegócio de forma sustentável no município.
Adriane ainda fez a entrega simbólica de recursos destinados aos Conselhos Regionais das sete regiões urbanas da cidade.
Os conselhos vão apontar onde desejam que a Prefeitura aplique os recursos — como praças, academias ao ar livre ou outras melhorias —, e a administração municipal será responsável pela execução. A solenidade também oficializa a entrega das propostas elaboradas pelos conselhos, reforçando o compromisso com a transparência, o protagonismo social e o fortalecimento da participação popular na gestão pública.