Após cancelar a participação no evento do PL Mulher em neste sábado (24), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deu um jeito de ‘aparecer' ao fazer uma live. Ele lembrou o apoio de Michelle Bolsonaro, presidente nacional do PL Mulher, e se emocionou ao falar da esposa.

O ex-presidente estava ao lado do governador de Tarcísio de Freitas (PL), e do pastor Silas Malafaia, que deve apoiar a manifestação pró-Bolsonaro que acontece no domingo, na Capital paulista.

Em meio aos gritos e aplausos, Bolsonaro falou da satisfação em conversar com as aproximadamente 3 mil mulheres que estavam no evento. “Satisfação poder dirigir palavras a esse Estado que me acolheu por 3 anos, em Nioaque”, falou, relembrando quando serviu o Exército em Mato Grosso do Sul.

Depois, falou sobre o protagonismo da mulher na política. “As mulheres participam não por cota, mas por vontade de participarem”, afirmou. “A determinação de cada uma de vocês e uma verdadeira obsessão por resolver problemas”, disse Bolsonaro.

O ex-presidente ainda citou como Michelle atuava na presidência. “Essa determinação só podia vir de uma mulher. Ela quer ajudar a despertar no coração de cada uma de vocês o potencial que vocês têm”, disse ao lembrar que a esposa buscava apoio para pessoas com doenças raras e minorias.

“Nós precisamos de vocês. Minha vida particular seria muito difícil sem a participação dela”, disse o ex-presidente com a voz embargada e emocionado. Por fim, Bolsonaro convidou as mulheres a participarem da manifestação em São Paulo, mesmo que assistindo online.

“Será um evento pacífico e democrático amanhã. Pela nossa família e bem do nosso país”, disse.

Foco em filiar mulheres

Michelle Bolsonaro iniciou o discurso no evento falando sobre o papel da mulher no estado, de trabalhar e ajudar o próximo. Ela agradeceu ao agro, “Que alimentou o povo brasileiro em momentos difíceis”, e agradeceu a senadora (PP), que não esteve no evento.

A ex-primeira-dama e presidente do PL Mulher citou as recentes viagens feitas com o partido. “Estamos viajando, levamos o PL mulher para 16 estados em apenas 7 meses e hoje retomamos a nossa viagem por Mato Grosso do Sul. O PL Mulher existe há dez anos no papel, mas de fato começamos em fevereiro do ano passado”, disse.

“Em três meses viajando e trabalhando crescemos 33,5% porque as pessoas confiam no nosso presidente eterno Jair Messias Bolsonaro. Ele veio para plantar uma semente no coração das crianças e isso ninguém nunca vai negar”, afirmou Michelle.

Michelle ainda lembrou quando decidiu apoiar Bolsonaro na candidatura para presidente. “Eu dona de casa que levava crianças para escola, trabalhava na igreja cozinhando”, contou sobre a época em que recebeu o pedido de apoio do marido.

Após ver um vídeo de Leleu Matheus, que sofre de uma doença rara chamada epidermólise bolhosa, Michelle contou que pediu a Deus para que junto com o marido pudesse chegar ao poder, para ajudar pessoas com a mesma condição.

Ela lembrou que assim construiu o primeiro protocolo de atendimento a crianças com essa doença rara, uma homenagem ao Leleu. A ex-primeira-dama ainda teceu comentários contra o atual presidente Luiz Inácio da Silva (PT).

“Gastaram 16 milhões com aluguéis de carros para viagens. E agora estão tirando dinheiro de comida da boca do nosso povo para mandar para Cuba, para seus amiguinhos ditatorezinhos”, disse.

“Ministro dos direitos desumanos participando sorridente de desfile que estava demonizando a polícia. A mesma escola de samba enaltecendo o crime e a bandidagem. Só posso crer que Deus está permitindo esse momento para que o povo veja tudo isso. Homem é que prega comunismo, mas gosta do que o capitalismo pode proporcionar. Ele é mais capitalista que nós aqui', disse também ao lembrar o desfile da Vai-Vai no deste ano.

Por fim, a presidente do PL Mulher disse ainda “A política para a mulher é muito mais difícil. Tem o machismo sim.  Os precisamos da cota, precisamos da ajuda dos nossos meninos. Mas precisamos da cota para que as mulheres sejam protagonistas”.