Pular para o conteúdo
Política

TRE-MS não indica suplente para Claudinho Serra e Gian pode tomar posse na próxima semana

Carlão diz que não vai cumprir decisão para dar a posse no sábado
Thalya Godoy -
Claudinho Serra (PSDB). (Câmara de Vereadores de Campo Grande)

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) não reconheceu a consulta, ou seja, não deu resposta ao pedido da Câmara de Vereadores de para informar qual seria o próximo suplente do PSDB apto a assumir uma cadeira na Casa de Leis. A resposta veio quase um mês após o ofício ser enviado.

A consulta foi realizada a pedido do presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), para saber qual suplente poderia assumir a cadeira temporariamente no lugar de Claudinho Serra (PSDB).

Assim, a posse do oitavo suplente do PSDB, Gian Sandim, concedida pela Justiça Estadual, deve ficar para a próxima semana, já que Carlão afirmou que irá cumprir a decisão judicial, mas que o prazo de 48 horas não será possível acatar, já que a Casa de Leis não abre aos sábados.

Ele ficou preso por 23 dias em abril acusado de compor organização criminosa que desviou recursos da Prefeitura de , a 70 km de Campo Grande, na época em que foi o secretário de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica na gestão da sogra e prefeita do município, Vanda Camilo (PP). 

Serra apresentou um atestado médico de 30 dias e, posteriormente, pediu licença de 120 dias sem remuneração. Assim, deve ficar afastado das atividades das Casa de Leis até setembro, um mês antes das

Assim, enquanto Serra ainda estava na cadeia, a Câmara de Vereadores enviou um ofício ao TRE-MS para saber quem seria o suplente do PSDB apto a assumir a cadeira temporariamente.

A decisão sobre a consulta na Justiça Eleitoral saiu nesta semana, mas a briga entre os suplentes já se desenrola há algumas semanas envolvendo janela partidária e fidelidade partidária. O último desdobramento foi a liminar, de quarta-feira (22), que anulou o termo de posse do Dr. Lívio (União Brasil) e mandou convocar em 48 horas o oitavo suplente do partido tucano, Gian Sandim. 

A decisão da relatora e juíza do TRE-MS, Sandra Regina Da Silva Ribeiro Artioli, não reconheceu a consulta feita pela Casa de Leis. A magistrada afirmou que o questionamento apresentado “em contornos de caso concreto”. 

“Assim, diante do alto grau de especificidade da consulta realizada, esta não deve ser conhecida tampouco respondida […] Por fim, impende destacar que as respostas às consultas não têm caráter vinculante, mas tão somente sinalizam orientação sobre determinado tema, sem qualquer força executiva, não sendo o meio adequado para pleitear autorização para prática de ato administrativo, nas palavras do próprio Tribunal Superior Eleitoral”, afirma. 

Vale lembrar que o TRE-MS fez a primeira anulação da posse de Dr. Lívio como suplente de Claudinho Serra, em 15 de maio, antes da Câmara receber uma resposta. Assim, o Tribunal anulou a posse e, ao mesmo tempo, diz que não tem competência para indicar quem poderia assumir a vaga.

A posse de Dr. Lívio se concretizou somente na última terça-feira (21), mas a Justiça Estadual, na quarta-feira (24), mandou anular o termo de posse e convocar o oitavo suplente do PSDB, Gian Sandim.

Posse antes da resposta do TRE

Dois dias após convocar Lívio Leite, do União Brasil, para ocupar a vaga de Claudinho Serra, do PSDB, na Câmara de Campo Grande, o presidente Carlão (PSB) admitiu, em 16 de maio, que decidiu convocar Lívio Leite antes mesmo da resposta do TRE-MS sobre quem seria o suplente imediato para a vaga tucana.

Desde que Claudinho Serra – que ficou 23 dias na cadeia após ser apontado pela Operação Tromper como chefe em esquema de corrupção – apresentou atestado médico de 30 dias, no fim de abril, a Câmara é pressionada a convocar suplente, mesmo que não haja obrigação no regimento da Casa.

Desde então, sempre quando questionado, o presidente Carlão afirmava que esperava resposta do TRE-MS sobre quem seria o suplente com direito a vaga, visto que impasse envolvendo saída de suplentes do PSDB deixou a questão indefinida.

Em 14 de maio, ao ser questionado pelo Midiamax se havia recebido resposta do TRE, Carlão não negou e emendou que Lívio Leite apresentou diploma de 3º suplente e, por isso, foi convocado. No dia 16, no entanto, depois da Justiça Eleitoral suspender a posse em medida liminar, o presidente da Câmara se explicou.

Carlão admitiu que a Justiça Eleitoral não havia respondido ofício da Câmara sobre quem era o suplente imediato para ocupar a vaga de Claudinho Serra. O vereador afirma que tomou a decisão de convocar Lívio porque “não posso ficar parado”.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente é ferido por tiro ao deixar arma cair durante manejo de carneiros em Campo Grande

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

lula veto

Lula veta aumento no número de deputados na Câmara

estação bacia do paraguai

Ciclo da água: estiagem em MS começa a reduzir níveis de rios na Bacia do Paraguai

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

‘Desapega CG’ entra na 15ª edição e leva 80 brechós para o parque Ayrton Senna

Últimas Notícias

Cotidiano

MS recebe 50 mil doses da nova vacina contra meningite

O estado contabiliza 73 notificações da doença em 2025, sendo 35% entre crianças de 0 a 11 anos

Emprego e Concurso

Empresa têxtil abre 150 vagas de emprego em Campo Grande

As vagas exigem e escolaridade mínima

Famosos

Goleiro Bruno abandona futebol e segue nova carreira secreta

Ex-atleta disse que mudou de carreira para proteger os filhos e a nova família que formou

Cotidiano

Morre em SP fisiculturista de Três Lagoas, Amado Moura

Atleta estava na capital paulista para acompanhar campeonato nacional