Com os impasses dentro do PL (Partido Liberal) envolvendo o então pré-candidato da sigla, Rafael Tavares, aumentam rumores do partido apoiar a pré-candidatura da prefeita Adriane Lopes (PP), nas eleições de 2024. A chefe do Executivo, que busca a reeleição, disse na manhã desta sexta-feira (10), que aprova a possibilidade e adianta que ‘sempre buscou essa construção’.

“Nós temos demonstrado o quanto queremos o apoio do PL nessa caminhada conosco. Eu acho que a decisão é interna do partido, mas a nós cabe demonstrar o interesse, ir em busca desse apoio, é o que estamos fazendo desde o primeiro momento”, disse Adriane Lopes.

A prefeita ainda explicou que a Senadora e presidente nacional do Progressistas, Tereza Cristina, está realizando reuniões para tentar conseguir o apoio do partido do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, o PL.

“A senadora Teresa Cristina está avançando, conversando com o presidente nacional, conversando com as lideranças aqui no Estado, e eu acredito, né, que nós estamos nessa construção. Estamos avançando independente de quem for o candidato. Ficamos sabendo sobre Portela ser um pré-candidato e a gente respeita as decisões partidárias, mas a nossa intenção é avançar, acreditando que até mais próximo das eleições, poderemos bater o martelo nas definições”, explicou a prefeita.

Impasse no PL

Dois meses após confirmar o ex-deputado estadual Rafael Tavares como pré-candidato à Prefeitura da Capital, o PL agora tem novo nome cotado em disputa nas Eleições de 2024. Presidente municipal da sigla, Tenente Portela comunicou a retirada de apoio a Tavares e confirmou-se como pré-candidato do partido.

Ao Jornal Midiamax, Portela afirmou que PL passou a ter desgastes desde a confirmação de Tavares como pré-candidato em Campo Grande e que divergências levaram à tomada de decisão.

Agora pré-candidato, Portela não descarta a possibilidade de eventuais coligações, a exemplo do PP (Partido Progressistas). “Não estamos também fechando as portas para ninguém, não está fechado as portas. Podemos fazer coligação. Estamos muito próximos do PP e política é diálogo, é conversa. Não descartamos. Outros partidos de direita começaram a nos procurar, mas estamos nessa construção. Mas minha pré-candidatura está mantida”, afirma.

Portela, que é suplente da senadora Tereza Cristina (PP) no Senado Federal, assumiu a presidência do PL em Campo Grande em fevereiro deste ano. Ele é oficial do Exército e amigo de longa data do presidente Jair Bolsonaro. Eles se conheceram em 1970 em Nioaque, quando serviram juntos como militares.

Adriane Lopes já buscava apoio do PL

Não é novidade que a prefeita de Campo Grande tem buscado apoio do PL para conseguir a reeleição em 2024. A chefe do Executivo compareceu nas duas últimas manifestações de apoio ao ex-presidente Bolsonaro, sendo uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.