Nomeada nesta quarta-feira (3), Viviane da Silva tomou posse da titularidade da SEC (Secretaria de Estado de Cidadania) em cerimônia na Governadoria, em . A frente da primeira secretaria especializada em cidadania, Viviane falou de planejamento para 2024 e ações de combate ao feminicídio em Mato Grosso do Sul.

Ao lado do governador em exercício, José Carlos Barbosa (PP), Viviane assinou a posse e pontuou os desafios para a nova pasta do Executivo. Conforme dito, os subsecretário terão até o dia 15 de janeiro para entregar a elaboração do plano para 2024.

“Os desafios são grandes, mas estamos empenhados em fazer a diferença em MS para que as pessoas se sintam impactadas por essa secretaria. É a primeira secretaria de estado exclusivamente da cidadania, as secretarias que tem e outros estados são sempre um apêndice de outras secretarias, essa é uma dedicação exclusiva”, disse.

Viviane afirmou que as conversas com as oito subsecretarias ocorrem desde o final de 2023. “Temos uma coordenadoria de planejamento que trabalha conosco, ali vamos pensar e planejar os projetos, com olhar eficaz do publico e também para que impacte de fato dentro das populações”, afirmou.

Apesar de redução, as estatísticas oficiais revelaram que 32 mulheres tiveram vidas interrompidas por crimes de feminicídio, das quais 8 ocorreram em Campo Grande em 2023. Diante dos números, a secretaria pontuou ações e prosseguimento de programas voltados para a proteção das vítimas de violência em MS.

“Temos alguns programas estabelecidos, como o centro especializado de atendimento as mulheres vitimas de violência, onde trabalhamos a transversalidade com outras pastas, como empregabilidade dessas mulheres. Temos a transversalidade com a segurança publica pensando em outros equipamentos para que previna”, afirmou.

Governador em exercício, chamou atenção para a criação inédita da secretaria em MS. “A cidadania emancipa e chama as pessoas para participar da discussão. As políticas públicas, por si só, já justifica a criação dessa pasta tão importante. A assistência social é a mão amiga do poder público na hora da necessidade, mas essa ajuda precisa ser emancipatória”, disse.

O prédio da nova pasta ainda está sendo estudado pelo Governo do Estado, mas por enquanto, segue funcionamento na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, em Campo Grande.