A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, irá visitar de Douradina, cidade que virou palco de graves conflitos indígenas. No fim de semana, diversos vídeos que mostram as retomadas Guaraní e Kaiowa, Kurupa Yty e Pikyxyin sendo atacadas durante conflito fundiário.

Conforme a assessoria de comunicação de Guajajara, a representante passa pela Terra Indígena Panambi-Lagora Rica, no período da manhã.

Em nota, o Ministério afirmou no domingo (3) que o secretário executivo do MPI, Eloy Terena, acionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele questionou “sobre a retirada da Força Nacional do local imediatamente antes do ataque e para garantir que o efetivo permaneceria no território para evitar novos episódios de violência”.

Além disso, Eloy emitiu ofício para o diretor-geral da Polícia Federal. Solicitou a imediata investigação sobre os ataques contra os indígenas Guarani Kaiowá. “A equipe do MPI acionou a PF para ida ao local, mas, até o momento, nenhum efetivo foi encaminhado”, dizia a nota.