O presidente Lula (PT) recebeu o título de Visitante Ilustre de da Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira (12), mesmo após os vereadores abandonarem o plenário, na última quinta-feira (11), como uma forma de não terem o nome vinculado na concessão do título. “Aconteceu outras vezes já. Os vereadores não querem se comprometer concedendo esse título, é natural”, comentou no dia o presidente da Casa, vereador Carlão (PSB).

Contudo, o presente foi entregue ao presidente da República pelos vereadores petistas e  Ayrton Araujo. “Um reconhecimento concedido pela mesa diretora da Câmara Municipal, sob a liderança do presidente do Carlão”, compartilhou a parlamentar nas redes sociais. 

Lula veio a Mato Grosso do Sul para participar da habilitação do frigorífico da JBS para exportar bovina para a . O evento contou com diversas autoridades, incluindo representantes do país asiático e dos diretores da multinacional. 

Além da JBS da Capital, outros frigoríficos também foram habilitados para levar carne ao país asiático. A planta é uma das 38 habilitadas pela China para a exportação, em 12 de março. Ao todo, são 24 de processamento de bovinos, 8 de frangos, além de um de termoprocessamento e 5 entrepostos.

Antes da lista recente, o Brasil tinha 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos e 17 de suínos.