Jamal desiste e vereador diz ter 21 assinaturas para ser presidente da Câmara de Campo Grande

Vereadores empossados em 1º de janeiro de 2025 irão escolher os novos nomes da Mesa Diretora da Casa de Leis

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Câmara Municipal de Campo Grande (Divulgação, CMCG).

A disputa pela cadeira de presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande ficou menos acirrada nesta semana após a desistência de um dos candidatos. O presidente municipal do MDB, o Dr.Jamal, retirou o nome da concorrência para as eleições previstas para 1º de janeiro de 2025 e declarou apoio ao parlamentar Papy (PSDB). 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O tucano, que atualmente ocupa o cargo de 2º secretário, afirma que já conseguiu 21 assinaturas dos 29 colegas da Casa de Leis em apoio a candidatura para a presidência. A chapa para ser eleita precisa da maioria simples, ou seja, de 15 votos. 

O vereador explica que a ideia é formar uma chapa que ressalte o protagonismo da Câmara Municipal com a independência do parlamento, sem perder o poder do diálogo. “Ainda é preliminar, precisa de bastante conversa, com executivo, com as lideranças partidárias, tudo pode mudar. […] Vamos trabalhar por um consenso, é opinião da maioria, mas nada impede de termos uma disputa, é tranquilo”, garante Papy. 

A Mesa Diretora é formada pelo Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 3º Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário e 3º Secretário.

Os partidos PSDB, PT, PL, União Brasil, PODEMOS, PSD, PSB seriam alguns que teriam demonstrado apoio ao candidato tucano. A intenção é que o atual presidente da Casa de Leis, o vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), dispute pela chapa o cargo de 1º secretário. 

Alguns vereadores como Luiza Ribeiro e Ronilço Guerreiro manifestaram o desejo de ocupar um cargo na Mesa Diretora na chapa liderada por Papy, mas ainda não há definição sobre o assunto. 

Outras candidaturas 

Além de Papy, o vereador Junior Coringa (MDB) e o partido Progressistas pretendem emplacar a candidatura para a presidência da Mesa Diretora. A esperança dos concorrentes é que os colegas mudem de ideia até o Ano-Novo.

Os parlamentares do PP e do Avante reuniram-se, na última quarta-feira (7), com a prefeita Adriane Lopes para discutir a candidatura do Progressistas. A sigla ainda não bateu o martelo sobre quem deve encabeçar a chapa. 

Já o vereador Coringa afirma que as conversas “não param” e que pretende continuar na disputa pela cadeira da presidência. Apesar do Dr. Jamal já ter declarado apoio ao concorrente Papy, o emedebista afirma que tem uma reunião marcada com o presidente municipal do partido para decidir os rumos da candidatura. 

“A maioria dos que estão como candidatos estão conversando e tem vereadores que estão dando certeza pra mais de dois. […] eu já me coloquei à disposição do partido. Todo mundo está conversando. Você só define um fechamento de chapa na hora do registro da chapa. Enquanto a pessoa não registrar a chapa, nada ainda está definido. São 24 horas antes da eleição”, aposta Coringa.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados

veto corredor
vereadores