Instituições firmam compromisso para combater assédio eleitoral durante as eleições de 2024
Foi assinada uma Carta Aberta entre o MPMS, MPT-MS e a PRE, reafirmando o compromisso
Osvaldo Sato –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul (MPT-MS) participou, nesta sexta-feira (28), do Encontro de Direito Eleitoral organizado pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP-MS), com o apoio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais. O evento ocorreu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, reunindo membros designados para as Eleições 2024 em todo o estado.
A solenidade foi aberta pelo procurador-geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, com a presença da procuradora-chefe do MPT-MS, Cândice Gabriela Arosio, e do procurador regional eleitoral de Mato Grosso do Sul, Luiz Gustavo Mantovani.
O encontro enfatizou a importância da cooperação entre as instituições para combater práticas abusivas que ameacem a liberdade de voto.
“O MPT-MS está vigilante e atuante para garantir que todos os trabalhadores possam exercer seu direito ao voto de maneira livre e sem qualquer tipo de coação ou assédio”, afirmou Arosio.
Segundo ela, a assinatura da Carta Aberta entre as instituições é um passo decisivo para combater o assédio eleitoral e assegurar um ambiente de trabalho digno e respeitoso.
“Estamos dedicados a investigar, denunciar e punir qualquer prática que atente contra a liberdade e a integridade do processo eleitoral, com o intuito de fortalecer, assim, os princípios democráticos que sustentam nossa sociedade”, completou.
Durante o evento, foi assinada uma Carta Aberta entre o MPMS, MPT-MS e a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), reafirmando o compromisso com a defesa da democracia e da liberdade de voto. A carta abordou temas como prevenção e punição de irregularidades eleitorais, investigação e denúncia de crimes, combate a discursos de ódio e proteção dos direitos fundamentais.
Após a assinatura da carta, os participantes assistiram à palestra da coordenadora nacional da Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho) do MPT, Danielle Olivares Corrêa, sobre “Assédio Eleitoral no Ambiente do Trabalho e suas Consequências”, abordando as complexidades e implicações legais desse tipo de assédio.
Notícias mais lidas agora
- BNDES libera R$ 18,5 milhões de crédito para expansão da internet banda larga em MS
- VÍDEO: Motociclista morto na Ernesto Geisel foi arremessado ao bater de frente com carro em Campo Grande
- Homem é assassinado com tiros na cabeça e tórax dentro de carro em Ladário
- Guerra de facções: ‘Tico’ é executado com oito tiros pelo Comando Vermelho; cinco são presos
Últimas Notícias
Governo confirma morte de bebê brasileira de um ano em ataque no Líbano
A criança é a terceira vítima brasileira no conflito
Desenho à mão deixado por criança que morreu após picada de aranha surpreende familiares em MS
O desenho com a mensagem estava no quarto da fazenda onde Alice dormia
Polícia fecha ‘boca de fumo’ e prende homem em flagrante em Três Lagoas
Homem já possuía passagens anteriores por tráfico de drogas
PMMS abre inquérito para apurar ação que terminou com morte de suspeito de assassinato em Ribas do Rio Pardo
Em nota, corporação afirma que houve confronto entre os militares na manhã do último sábado (2)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.