Horário de verão pode ter fim definitivo com projeto de MS que tramita na Câmara dos Deputados

Projeto protocolado em 2019 recebeu novo relator na Câmara

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
horário de verão
Céu com sol intenso (Foto: Marcos Erminio, Midiamax).

O projeto de lei nº 1.220/2019 pode dar fim definitivo ao horário de verão no Brasil. A proposta é de autoria de um parlamentar de Mato Grosso do Sul e pode ser discutida na Câmara dos Deputados.

Isso porque a matéria do deputado Luiz Ovando (PP) recebeu novo relator em 2024. Discussões no Governo Federal sobre a retomada do horário de verão dividem os cidadãos.

Enquanto uns torcem pelo retorno do horário de verão, outros pedem o fim definitivo da medida. Entre eles, o deputado sul-mato-grossense.

Ovando defende que a prática é ineficaz para economia de energia e prejudicial à saúde da população. Assim, o deputado destaca que a economia citada pelos defensores do horário de verão “está restrita ao consumo de energia com iluminação”.

Além disso, aponta que a sociedade sofreu grandes transformações com a adoção de lâmpadas de baixo consumo e uso de outros aparelhos. “Hoje, o maior gasto energético está relacionado ao uso de aparelhos como ar-condicionado e chuveiros elétricos, que não são afetados pela mudança de horário”, afirma.

Por fim, aponta mudança brusca no ciclo biológico dos cidadãos. O parlamentar afirma que a alteração de horário pode causar distúrbios no sono, irritabilidade, fadiga e até prejudicar o sistema imunológico.

“Alterar artificialmente o relógio interno das pessoas pode gerar sérios problemas de saúde. O corpo humano tem um ritmo próprio, e mexer com esse ritmo de forma repentina afeta diretamente o bem-estar das pessoas”, alerta. Então, destaca que a matéria protocolada na Câmara prevê o fim definitivo do horário de verão.

Conteúdos relacionados

lula