Ciclistas fizeram reivindicações durante a apresentação do Plano de Integração de Ciclovias e o projeto de Sistema de Compartilhamento de Bicicletas. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (21), no plenarinho da da Capital.

Durante o encontro, os ciclistas fizeram várias reivindicações aos órgãos competentes. Citaram outras cidades como exemplos, além de pedirem conscientização no trânsito. Com um grupo de trabalho, haverá um alinhamento das solicitações para planos futuros do município.

No total, são mais de R$ 7 milhões de recursos que serão investidos nas ciclovias de . Nesta manhã, representantes da (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) mostraram os valores e os planos dos próximos anos.

As verbas são resultados de emendas federais. O plano é que Campo Grande tenha 146 km de ciclovia nos próximos 15 anos. A iniciativa da apresentação foi do líder da prefeita na Câmara, o vereador Beto Avelar (PSD).

O parlamentar destaca a importância do projeto e enfatiza que a interligação das ciclovias vai ser um marco na mobilidade urbana, na segurança para ciclistas e no incentivo à prática de esportes em Campo Grande.

Outro ponto importante da reunião é a implantação do Sistema de Compartilhamento de Bicicletas, um dos mecanismos de autoatendimento com pontos de retirada e devolução de bicicletas distribuídos pela cidade.

“É um sistema que funciona muito bem em grandes cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, e e permite que a pessoa, por meio de um aplicativo, retire a bicicleta num ponto e devolva noutro ponto da cidade. Com isso, a pessoa pode retirar perto de casa e ir até um ponto perto do trabalho, do terminal de ônibus, dos parques, da área central ou qualquer outra área onde exista um ponto de entrega”, descreve Beto Avelar.

O vereador explica que o sistema de compartilhamento foi aprovado pela Câmara Municipal e tem dialogado com a Agetran para que o projeto seja colocado em prática juntamente com a ampla política de mobilidade urbana que será implementada com a interligação das ciclovias na Capital.